Les Calanques!

a259dc60-20d8-4c45-8aaf-66f72a952ea5

As calanques são uma espécie de fiords de calcário branquinho, que se estendem pelo mar azul cristalino da Riviera francesa, transbordando beleza para cada lado que você olhe. O cenário é quase indescritível e impressiona pelo contraste das cores, pela rusticidade da natureza quase intocável que não precisa de absolutamente nada mais para deixar a gente sem folego.

calanques6jpg

A região das calanques foi transformada em parque nacional para sua maior proteção, porque recebe cerca de 20 milhões de turistas ao ano, então em 2012 foi fundado o Pac Nacional Les Calanques, que preserva seus 20 km em terra e ainda todo o litoral que a cerca.

plan_calanques_cassis_balade
O parque fica na costa sul da França, entre as cidades de Marselha e Cassis, e claro, beirando o mar da Cote d’azur. O acesso não é difícil, como é um parque nacional, você tem várias opções, mas o melhor mesmo é ir de carro. Você procura um estacionamento, e caminha pelo parque até chegar nas falésias.

IMG_3619 (1)

São muitas, cada uma com um cenário mais lindo que outro, mas prepare-se para andar bastante. Um bom calçado é indispensável, porque o terreno é pedregoso e volta e meia você escorrega numa pedrinha.  Você também precisa levar água e um lanche porque não há nada pra vender no parque.

Existe um restaurante no começo de uma falésia perto do estacionamento, mas é longe, o o sol pega pra valer, então prepare-se para o programa não virar um mico.
É muito difícil conhecer o parque inteiro andando, ( são 20 km de relevo difícil), a não ser que você esteja acostumado a fazer trilhas, mas se esse não for seu caso, existe um trenzinho que percorre o parque e para em frente ao restaurante do estacionamento.  Então se você tiver bastante tempo, (lembre-se que o terreno é difícil) e quiser conhecer o parque inteiro, pode ser uma boa ideia.

IMG_3622

Pode ser e não com certeza, porque, as falésias se parecem muito: algumas mais altas, outras mais estreitas, e algumas ainda com porto pra barcos, mas as cores, as luzes os contrastes são muito parecidos. Nenhuma delas tem praia de areia, todas tem muitas pedras, e em algumas você consegue ter acesso ao mar para um mergulho, mas no geral, são gloriosamente parecidas, então não tivemos interesse em percorrer todo o parque. Ok?
Se você quiser ter um ângulo diferente para suas fotos, pode pegar um barco em Cassis. Lá você contrata um passeio pelas Calanques com variadas durações, desde 1/2 até 3 hrs .
Nós chegamos por Cassis, uma cidade lindinha que vou falar em outro post, e fomos seguindo as placas (ignorando o GPS). Achamos um enorme estacionamento com muitas árvores, que foi ótimo porque estava muito calor, pegamos nossas mochilas e “bora” caminhar!

Logo no início, perto do restaurante, existe um tipo de balneário de pedras grandes, onde os turistas deitam para “cozinhar” e para tomar banho de mar. Mas a água é geladaaaa!
Nós, passamos direto pelo “balneário” e fomos direto para as falésias.

Você pode passar horas explorando as falésias, serpenteando pelas trilhas entre árvores entortadas pelo vento e agarradas ao solo num equilíbrio improvável, escutando o mar batendo nos paredões sem piedade quando entra o vento ou beijando as pedras na calmaria.

marseille2

As calanques são um presente da natureza e você prende o fôlego a cada curva, cada ângulo sem conseguir acreditar na sua beleza estonteante!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s