Algarve,a praia de Portugal!

354e795d-d0bb-43b0-8da8-24bfd64a5086

A região sul de Portugal, sempre esteve nos meus planos, mas nunca foi uma prioridade, então, acabava sempre sendo adiado, até que se “encaixou como uma luva” num roteiro em que estavam “sobrando” alguns dias, e pronto, o Algarve entrou na minha vida!
Não foi uma surpresa, pois eu já havia pesquisado bastante sobre a região e sabia que era uma região de sol, calor, lindas praias e litoral recortado por falésias, e algumas cidades muito pitorescas, e recheada de turistas europeus.

img_5318

Então, o Algarve é exatamente isso! E mais, tem um povo acolhedor e simpático e uma comida maravilhosa. Passamos 1 semana no sul de Portugal e foi muito legal!
Vimos tudo? Não.
Conhecemos o Algarve inteiro? Não
Poderia ter ficado mais tempo? Também não e sabe por que?  Porque vimos o suficiente! Depois de 1 semana, as cidadezinhas ficam muito parecidas, as praias monótonas, a comida sem graça e até a paisagem maravilhosa, se torna repetitiva!
Então, meu conselho já de início é: se você quiser conhecer aquela pontinha encantadora de Portugal, 1 semana ou 10 dias no máximo, são suficientes.

bbd5e940-f80c-4577-b4bb-7604c3fcfeae

Alugamos um carro em Lisboa e pegamos a estrada para o sul. Passamos pela incrível ponte Vasco da Gama, pegamos a A2 e depois a A22 direto para o Algarve. A estrada é uma delícia! Pouquíssimo movimento, bem sinalizada e você chega no sul em 2 ½ de viagem tranquila.
Nós escolhemos a cidade de Lagos para nos hospedar. Alugamos um apartamento pelo Air BnB, bem no centro de Lagos, e por uma semana, andamos pela região.

 Conhecemos cidades pitorescas, a maioria delas debruçadas no mar azul, algumas maiores, outras que mais pareciam vilas, navegamos pelo litoral dramático, que parece cenário de filme de piratas, em barcos rápidos, e barcos lentos, visitamos cidades históricas, e pudemos assistir um dos mais indescritíveis pôr do sol do mundo!
O Algarve é assunto pra muitos post, mas depois desse resumão, vou alternar com outros destinos pra não ficarmos somente em uma região, ok?

E nesse “resumão”, preciso contar que no geral, as praias do Algarve são lindas, mas tem pouca areia. O litoral é cortado por falésias, um tipo de esculturas em areia compactada, que são deslumbrantes, mas não são exatamente praias como a gente está acostumado.

A água é incrível, como a gente também não está acostumado! Limpa, azul, e gelada. O sol é inclemente, mas os europeus não estão nem ai, e totalmente cor de rosa felizes da vida, praticam todos os tipos de esportes aquáticos lá.  Os turistas lá não são muito chegados em “lagartear” na areia. Talvez até porque não tenha muita, ou porque sua maioria é de jovens, eles estão sempre se movimentando.

A comida é boa e barata. Com alguma influência da Espanha, até pela proximidade, e grande fartura de frutos do mar, você come muito bem na região, desde deliciosos pratos de bacalhau à ótimas paellas.

Mapa-de-Algarve-01-copy
Algumas vilas pequenas, funcionam como Resorts de luxo onde milionários europeus construíram mansões, assim são: Vila Moura, Luz e Carvoeiro. Você pode e deve visitar uma ou algumas, até porque suas marinas são lindas e bem estruturadas, mas são muito parecidas uma com as outras, logo, não há necessidade de conhecer todas.
Algumas cidades são grandes, como Portimão, Albufeira e a capital, Faro, e obviamente um pouco diferentes das menores. Nelas, além do centro histórico, você vai encontrar, shoppings, grandes marcas, aeroporto (algumas), trânsito congestionado e dificuldade para estacionar. Meu conselho é escolha uma delas pra conhecer, e reserve o resto do tempo para as cidades medianas, que são mais interessantes e características.
Então, além de Lagos, que vou falar em um post dedicado, o Algarve tem outros segredos incríveis sobre os quais falar no próximo post parte II.

melhores-praias-algarve-2-carvoeiro

Até lá, guarde um cantinho no seu coração, porque o Algarve vai te conquistar.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s