Lisboa, sua linda!

cf9ab5d2-b49f-4e41-afb8-9d7ddc92bb13

Voltamos à Lisboa depois de 4 anos, pra ver ao vivo e a cores como ela está linda! Assim mesmo no feminino, Lisboa está uma garota “assanhada”!
Na última vez que a tinha visitado, ela estava meio “caidinha”, com alguns prédios abandonados e carecendo de cuidados. Lembro que naquela viagem inclusive, achei que o Porto estava muito mais bonito e interessante, mas desta vez, quanta diferença!

A cidade está totalmente rejuvenescida, pulsante, animada e com muitas novidades! Pra começar, foi eleita o destino turístico da Europa, e claro que isso não foi de graça! Lisboa se reinventou e junto com a novidade vieram os turistas europeus.
Fiquei surpresa em observar que nas ruas da cidade prevalece o inglês! Você não escuta mais o português nas ruas,e nas lojas, restaurantes e hotéis, você é abordado primeiramente em inglês, porque Lisboa se globalizou! Obviamente que quando você se pronuncia em português, eles logo trocam o idioma e passam a trata-lo com a simpatia de um “parente distante”, o que faz você se sentir em casa.

Então, Lisboa ta delícia!!!!Se você não a conhece, agora é uma ótima hora!  Você vai encontrar muitos patrícios lá. Foram inúmeros brasileiros que encontrei em Portugal, e ninguém, ( nem um deles sequer) querendo voltar para o Brasil. Infelizmente claro, porque sabemos que isso se deve a nossa péssima situação, mas felizmente para os brasileiros que resolveram trocar de país e estão “muito bem obrigada”.
Como já fiz um post de Lisboa, falando dos clássicos pontos turísticos, nessa pequena atualização, vou falar só das novidades ou dos novos lugares que visitei.

Como se locomover em Lisboa.

Então, claro que com o aumento dos turistas, o transito complicou um pouquinho, mas temos opções:

Sightseeng- sempre uma boa opção, mas particularmente em Lisboa acho um pouco lento, até porque faz um percurso muito longo, e é uma opção pouco charmosa em comparação com o elétrico.

Elétrico- é o bonde que circula principalmente na área turística, muito interessante e que tem até uma versão sightseeng, ou seja, funciona como o sightseeng em que você compra uma passagem por dia e circula pelos pontos turísticos podendo entrar e sair quando quiser. O elétrico que funciona como sightseeng é o número 28. Se você quiser pegar um elétrico menos lotado, procure os normais, que fazem o mesmo percurso num tempo mais curto. Mas atenção: você pode comprar o bilhete do elétrico com o condutor mesmo, mas essa é a forma mais cara (EU 2,90) , se você comprar o passe por 24 hrs  ilimitado, numa bilheteria do metro ou nas bilheterias registradas, vai pagar EU 6,30 pelo dia.
O elétrico 28 tem a rota mais longa e abrangente e o elétrico 12, a rota mais curta abrangendo só a baixa.

Ônibus normal- procure no Turism Information, (Info), que fica na praça do comércio bem no centro, as informações sobre as linhas que chegam onde você precisa. É bem fácil, as linhas funcionam com números, você paga no ônibus mesmo e o/a motorista avisa ( se você pedir) quando você deve descer.  Tranquilo e barato.

Tuc-tuc- Um novo jeito simpático de circular pelo centro turístico. Os tuc tucs ( aquelas motos que parecem carros) ficam parados em algumas das principais atrações turísticas, levam 6 pessoas e fazem basicamente 3 roteiros: alfama, baixa e bairro alto. Cada roteiro leva cerca 2 horas e o motorista vai parando para fotos, e dando informações históricas muito interessantes. Eu peguei a Suzana em frente ao Time Out que foi ótima! Se você quiser contata-la para combinar passeios segue o watts dela: +351919470517.

Além disso, o Uber funciona muito bem lá. Usamos para grandes distâncias como para o aeroporto e foi legal.

Como e onde se hospedar:

Bem, também pelo aumento de turistas, a hospedagem em Lisboa ficou mais cara. Essa é a má notícia, mas por outro lado, estão surgindo ótimos hotéis design, modernosos e também apartamentos no www.airBnB.com.
Se você quiser ficar perto de tudo, fique na Baixa ou na sua divisa com o Rocio e bairro Alto. Não é difícil achar a melhor localização porque nos sites há mapas com nomes dos bairros.
Se você quer ficar num bairro bem típico, a Alfama é seu destino. Berço do fado, onde há muita vida noturna com barzinhos e restaurantes abertos até tarde lotados de jovens. Mas atenção, a Alfama é um morro,  suas ladeiras bem íngremes e estão por todos os lados, então, se você não gosta de sobe e desce, não fique na Alfama.

A nova delícia de Lisboa é o Time Out!!!! Gente, eu poderia passar vários dias lá!

O Time Out é um mercadão antigo, que fica na Baixa, perto do cais de Setubal, da estação de ônibus e do metro, e foi totalmente renovado! Além do centro de abastecimento da cidade, no galpão ao lado abriram um amplo espaço gourmet, com mesas coletivas centrais e box de alimentação ao redor. E tem de tudo pra comer!!! Desde pastéis de nata, a travesseirinhos de Sintra, e o maravilhoso bacalhau! Vários chefs estrelados tem box lá e você tem a oportunidade de provar um prato estrelado por preços de mercado!
O Time out é uma festa, lotada e animada, mas nos horários de pico ( no almoço) fica difícil conseguir um lugar, procure ir antes das 13:00 ou depois das 14:30.

Se você ainda não conhece, visite o museu do azulejo! Lindíssimo, vale a visita! Fomos lá de ônibus normal que tomamos na praça do comércio. E se gostar de arte moderna, visite o MAAT, Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia de Lisboa que fica em Belém.  Também muito interessante, principalmente o edifício futurista, que é o máximo!

c616fdea-4f1d-415c-85bc-0b0a74ed2671

Quer um programa diferente, que fuja do lugar comum? Então, vá ao cais de Sodré, pegue uma barca pra Cassilhas ( 10 minutos) e vá ver o mais lindo pôr do sol de Lisboa!

Fomos no fim de um lindo dia de sol, caminhando à beira do Tejo até o cais do Sodré, compramos a passagem para Cassilhas (EU1,25), navegamos por 10 minutos até Cassilhas. Quando você desembarcar, vire à direita e caminhe à beira do Tejo em direção a ponte 25 de abril. Perto do Cristo é o ponto para observar o pôr do sol. Você pode pegar o elevador para o mirante ou ficar por ali mesmo à beira do Tejo, saboreando um vinho e observar o espetáculo!
Obra da natureza com toque da mão divina, nos lembra que as coisas mais lindas dessa vida, não tem preço.

 

Depois disso, volte com calma caminhando e observando a linda Lisboa se acendendo e se exibindo! Aproveite para encerrar a noite com chave de ouro e vá jantar no restaurante Cais do Mar! Pertinho do cais de Sodré, você chega caminhando, ( mas faça reserva) o restaurante é um deleite ao paladar. Ótima comida, e ótimo atendimento, principalmente se você procurar o Nuno, um Garçom, com letra maiúscula, que faz você se sentir um rei/rainha.

Então, amigo leitor, corra pra conhecer essa garota linda, atrevida e alegre em que se transformou Lisboa! E prepare-se para se apaixonar, porque ela está irresistível!
Bye

2 comentários sobre “Lisboa, sua linda!

  1. Lisboa é, de facto, uma cidade reinventada nos últimos anos. Há muita coisa boa que o turismo trouxe à cidade, mas penso que o factor de se estar a tornar excessivamente turística está também a matar alguma autenticidade e tradicionalismo que antes existia mais do que hoje. De qualquer forma, gostei muito de ler o que escreveu sobre a minha cidade 🙂 será sempre bem-vinda!

    Curtir

    1. Ola Miguel! Nossa fico muito feliz de você ter gostado do meu post! Se você gostou, tenho a certeza de que fiz jus a nossa querida cidade! Uau! Adoro sua cidade e me apaixonei mais ainda na minha última visita!
      Você tem razão, o aumento do turismo sempre traz algumas consequências indesejáveis, mas é o preço à pagar pelo enorme desenvolvimento né? Como se diz aqui no Brasil: “faz parte” e fico muito honrada em me sentir bem vinda na sua cidade. Ainda voltarei. Sempre volto à Portugal. Abraços

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s