Aix em Provence, meu lugar!

54c5b89b-5b06-49fd-a45d-24dd3375af31

Pelo título do post, já dá pra perceber o quanto amei essa cidade né? Então, alugamos um apartamento em Aix pelo Air BnB, e “moramos” em Aix por 10 maravilhosos dias!
Se você acompanha o Malacomalca, no FB já viu o apartamento que alugamos, se não viu, ainda é possível, está disponível nos vídeos. Fiz um vídeo mostrando o apê, porque achei uma boa oportunidade de mostrar o conforto e a praticidade de usar a plataforma.

Enfim, alugamos um apê nos limites da cidade velha, com garagem e elevador. Foi “na gata” mas a localização era perfeita. Vou te explicar porque: na cidade velha, as ruas só cabem 1 carro e fica difícil circular com muito movimento, mas como estávamos nos limites, era fácil sair de Aix para visitar a região. Ao mesmo tempo, estávamos dentro da cidade antiga onde você tem acesso a tudo (feira, lojas, supermercados, boulangeries restaurantes) à pé. Então a  localização foi perfeita.
Escolhemos Aix, pela sua localização na região. Essa sim foi pensada, de maneira que ficássemos a distâncias curtas de todas as atrações que queríamos visitar. Também perfeito.

Aix em Provence é uma das maiores cidades da região ( cerca de 120 mil hab), então com infraestrutura legal, mas relativamente pequena para nossos padrões. Menor que as cidades da região onde moramos. Mas como estamos na Europa, essas cidade do interior são pequenas mas com todos os recursos de cidade grandes do Brasil.
Nós “moramos” em Aix, como já disse, então tivemos a oportunidade de curtir o jeito de viver da cidade e de seus habitantes, o que foi maravilhoso. O que tem em Aix? Nada em especial e tudo que você sonha.

A cidade velha é velha! Mas é muito velha! E encantadora! Andar por suas ruazinhas descobrindo tesouros escondidos, não tem preço!

As feiras nas praças, são de enlouquecer! Frutas fresquissimas( a época era de morangos), patês divinos (principalmente os de azeitonas e berinjela) e os queijo!

queijo-francês-aleatório-no-mercado-de-provence-21364388

Ah… os queijos são inesquecíveis! De todas as formas, tamanhos, marcas, vendidos pelos próprios fabricantes que fazem questão de explicar tudo pra você, mesmo não falando inglês e principalmente fazem questão que você experimente o produto de que tem tanto orgulho! Você sai de lá redonda! Passa Na boulangerie e compra a baguete, no mercado o vinho e seu happy hour ta garantido!

IMG_1710

Depois disso, escolhíamos um destino ou uma direção e partíamos para curtir!
Há muitas atrações ao redor de Aix, é só você escolher a direção, e sobre elas vamos falar em outros posts, mas no fim de tarde, você volta pra seu apê, tira o vinho da geladeira, os patês e curte a vida!
Vai dizer que não é o máximo? Se Deus ajudar, atrapalha!

Mas se você fizer questão, Aix tem muitos museus, ótimo comercio, e lindas igrejas. Há atrações pra todos os gostos. Nem vou cita-los aqui, porque é facílimo acha-los e conhece-los. A praça principal que eles chamam de La Rotunde, porque é uma rotatória imensa com uma linda fonte, concentra muitos bares, lojas e restaurantes e o Info Turism da cidade, onde você pode encontrar todos os mapas que vai precisar. Um detalhe importante é que abaixo na rotunda ( no subsolo) está o maior estacionamento da cidade e isso é importante porque na cidade velha, não há onde estacionar o carro.
Partindo da Rotunde sai a Avenida Cours Mirabeau, a maior e mais importante rua da cidade, onde antigamente muitos artistas ( pintores e escritores) batiam ponto.

Você já sabe de outros posts, que na Provence moraram artistas talentosos como Picasso, Renoir, Van Gogh, Monet e Cézame, todos apaixonados pelas luzes e cores da região. Então, como não se apaixonar pela região? E como não se encantar com a cidade onde todos se reuniam para curtir a vida? Impossível!
Pra nós, a experiência foi inesquecível! Jamais vamos esquecer de Aix, e dos dias maravilhosos que passamos lá!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s