Seguro viagem, é necessário?

seguro-viagem-internacional4

Essa é uma dúvida frequente e é comum leitores me perguntarem se precisam contratar um seguro viagem.
Minha opinião? Contrate! Simples assim.
Pense da seguinte forma: você vai viajar, está com as melhores expectativas, curioso sobre o que vai encontrar, sonhando com as aventuras que vai viver, ansioso pelos fantásticos  cenários nunca antes vistos. Inseguro sobre dar tudo certo, com dúvidas sobre as escolhas foram as melhores, já gastou um monte de dinheiro antes mesmo de partir e vai economizar com o seguro???? Não né?

Você vai para lugares onde talvez nem compreenda a língua, fora da sua zona de conforto onde uma simples amigdalite pode depender de um médico, então nessa hora vai precisar de suporte.
Isso se não precisarmos falar de desgraças maiores, como cirurgias de emergência, internações hospitalares, acidentes de carro, falecimento e repatriamento de corpo.  Assusta né? Mas é preciso pensar que isso pode acontecer e que se acontecer você vai estar no mínimo muito nervoso, além de ter que pensar como vai pagar a conta . É pra isso que serve o SEGURO VIAGEM.
Vamos ao lado prático. Eu não viajo sem seguro. OK também não tiro um carro da concessionária sem seguro, logo. sou precavida.
Nunca precisei, toc toc toc, é verdade mas uma amiga que viajava junto comigo precisou e ajudou muito. Nunca me pediram o seguro obrigatório pra entrar na comunidade europeia, maaaaassss se pedirem, não vão estragar minha viagem, porque vou ter.

Como já mencionei acima, na comunidade europeia o seguro internacional é obrigatório, desde 1997 o Tratado de Schengen obriga turistas a contratar um seguro que cubra no mínimo EUR 30mi, se você vai viajar pra lá, é bom contratar.
Quase todos os países da Europa exigem, a exceção é para Irlanda e Reino Unido que costumam fazer suas próprias regras. Mas pra mim, não há exceção, saindo do Brasil, onde já tenho um plano de saúde, contrato seguro.
Bom agora que ficou bem claro minha posição quanto a isso, podemos falar em qual seguro, ou onde comprar, e qual é o melhor.

Você pode contratar seguro viagem pela internet, por agências de viagens ou até por seguradoras independentes. Se você tiver comprado um pacote de viagem em uma agência, não vai precisar se preocupar, pois o seguro vem incluso no pacote mas se resolveu viajar sozinho “tipo independente”, vai precisar pesquisar e contratar um.
Os seguros viagens se parecem e as taxas variam um pouco mas o importante você observar, é que seu seguro precisa cobrir :
Assistência médica por doença ou acidente
Repatriação
Assistência funerária
Cobertura mínima de EUR 30 mil ( para a Europa)
Além dos seguros que estão à disposição na praça, ainda existem os oferecidos gratuitamente pelos cartões de crédito. Geralmente com a condição de você ter comprado as passagens com ele e restrito as classes mais tops.
A maioria deles funcionam bem mas fique atento quanto as coberturas e não saia do Brasil sem a apólice ou o número do seguro ou pelo menos um número de contato para ligar no “aperto”.
Minha experiência é que a Amex, nas classes mais tops oferece o melhor seguro com melhor cobertura gratuitamente.

Então, é isso. Reforço mais uma vez, não vale a pena economizar em média US 180  para ter suporte e segurança se você vai gastar muito mais que isso na sua viagem.  Já faleiA muitas vezes e reforço: viagem boa é viagem planejada e seguro viagem faz parte do bom planejamento.
Bye

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s