Carrières de Lumières!

IMG_1655

Gente, hoje vou escrever com o coração na pontinha dos dedos, porque vou falar da atração que mais amei na Provence! Não foram as lindas plantações de lavanda, nem as de girassóis, nem as cidades charmosas e nem o mar azul das calanques, o que trouxe no coração e nas retinas foi a Carrière de Lumière!!!Tomara que eu consiga passar pra você, amigo leitor, a emoção que senti no espetáculo, porque gostaria muito de despertar sua curiosidade e interesse, a ponto de você não resistir mais e se jogar para a Provence assim que puder!

Então, Carrières de Lumières é um espetáculo áudio visual, projetado em uma mina de bauxita abandonada. Parece simples, dito dessa maneira, mas creia-me, é inesquecível!

A mina de bauxita, que é uma pedra clara, foi explorada antigamente na construção de castelos nos arredores, e ela fica pertinho da cidade ( quase uma vila) de Baux de Provence.
A melhor maneira de achar é colocar no GPS do carro o nome da cidade, e quando chegar perto dela, já vai poder ver as placas indicativas da Carrière.

Existe um estacionamento gratuito em frente a mina, mas prepare-se porque ta sempre cheio! Vale à pena procurar um lugar porque a atração é deliciosa!
Atenção: leve um casaquinho!!! É uma mina, então a temperatura é bem fresquinha.

IMG_3705

Então, prepare-se, a mina tem paredes imensas, com colunas que podem chegar a 14 metros de altura, você fica pequenininho perto delas. São retas, brancas e ficam na sua maioria em um enorme salão, sem divisórias que aumentam a sensação de imensidão.Tecnicamente, são 100 projetores que ocupam 6 mil metros quadrados de espaço e cada um deles, projeta imagens diferentes que visam ocupar todo o espaço da pedreira com qualidade superior ao Full HD, graças as fibras óticas!
Área total:  5000 metros quadrados
Total da área de projeção incluindo chão, teto, colunas e paredes: 7000 metros quadrados.
Duração do show: 35 minutos
Altura das projeções: 6 a 14 metros
Número de imagens exibidas: cerca de 3000 imagens
Agora você imagine tudo isso embalado por uma música sensacional, sempre temática e coordenada com as imagens……não tem preço! Sério.

Além das imagens regulares, eles ainda agregam uma exibição temporária de algum artista famoso, na minha visita, o artista era Picasso! Uau!!!!!
As exibições, são contínuas, então não importa a hora que você chegue, porque a exibição vai continuar e é só você esperar até chegar onde você começou.

Gente, eu perdi a hora lá dentro, e não queria mais ir embora, porque é deslumbrante! Você fica boquiaberto e emocionado, porque as projeções são em todas as direções, incluindo o chão e o teto, dando a sensação de que você está dentro das obras, interagindo com elas e com a música alucinante. Você fica muito pequeninho e as imagens dançam ao seu redor, coloridas, alegres, vibrantes.

Conseguimos observar a trajetória da arte de Picasso através das projeções sequenciais de sua arte, com todas as suas diferentes fases e quando chegou a vez de Guernica, as imagens pipocaram aos poucos devagar para depois explodirem todas juntas em todas as paredes sob uma música espanhola impactante…… incrível!
Existe ainda uma cafeteria muito chique, e banheiros moderníssimos, se você conseguir se afastar das projeções, que ficam numa lateral mas a saída é pelo mesmo lugar da entrada.

IMG_1617

Eu tinha muita expectativa em conhecer a Carrières, e convenci meu marido que ele i gostar, porque visitar uma mina abandonada não era a ideia dele de diversão, mas ele amou tanto quanto eu, e saiu de lá também em estado de graça.

Até brincamos que o espetáculo passa uma sensação muito perto da alucinação, aquele barato legal que dá vontade de sorrir sozinho!

Depois que você conseguir sair da mina, ainda pode ir a Baux de Provence, que é uma cidadezinha linda, ( fica menos de 1 km), que é um programão.
Baux tem um comércio bem legal, com muitas lojinhas de souvenir, ótimos restaurantes, deliciosas sorveterias e no topo, um castelo ( ou o que sobrou dele) que exige preparo físico mas oferece uma vista matadora de toda a região. Tire o dia pra conhecer as duas atrações, e aproveite para almoçar em Baux.

Não há como não sair da Carrières de Lumières, encantado! É como diz a propaganda famosa: não tem preço sentir a emoção na pele e na alma!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s