Ajaccio, a capital da Córsega!

header

Hoje, estou com vontade de lhes falar sobre uma ilha pitoresca que visitei no Mediterrâneo e que é um lugar surpreendente, a Córsega.

75965-ajaccio-locator-map

A terra onde nasceu Napoleão Bonaparte, é linda e bem diferente das outras ilhas do mediterrâneo. A Córsega caracteriza-se pelas suas magníficas paisagens de maquis (vegetação da região) e pela sua exuberante mistura de culturas.
A geografia da ilha diz muito sobre a sua personalidade, com acesso difícil entre os vilarejos e as sucessivas invasões, a ilha é única e os corsos são donos de uma personalidade rústica, indomável e orgulhosa.

 Sua capital e maior cidade é Ajaccio, uma cidade pequena de cerca de 65 mil hab, que você percorre à pé ou de trenzinho, facilmente. E é uma delícia.
Napoleão, é onipresente, como era de se supor. O imperador nasceu em Ajaccio e lá viveu até sua infância, de onde saiu para o colégio militar, então, tem o nome dele para qualquer lado que você olhar: rua, avenida, praças, monumentos e museus.  Este último situado no casarão onde Napoleão nasceu e viveu.

No centro da cidade há diariamente uma feira de produtos locais que é uma tentação. Queijos, azeitonas, caponatas, tem de tudo. E de uma qualidade e sabor inesquecíveis.

photo0jpg

Depois de passear pela feira, pegue o trenzinho turístico, para conhecer um pouco das referências ao seu filho ilustre. Não há necessidade de visitar todos os lugares que falam de Napoleão, mas pelo menos o museu e o monumento na Place d’Austerlitz, onde a belíssima estátua do Imperador, domina a paisagem.

Além dessas atrações, você ainda pode conhecer a fortaleza (só por fora, porque ela ainda tem uso militar­­), a catedral em estilo barroco, as praias de mar azul incrível ou fazer passeios de barcos, visitando principalmente as Ilhas Sanguinárias, chamadas pelas cores vermelhas do seu solo.

Ou você pode não fazer absolutamente nada e simplesmente sentar em um bar ou restaurante à beira mar para apreciar o visual deslumbrante enquanto saboreia as delícias da Córsega!  Esse é sempre um programão na ilha francesa, que já foi dos italianos, dos mouros, e voltou aos franceses.  Não é à toa que a Córsega foi tão disputada, além da sua localização estratégica, a ilha tem um jeitão de paraíso, que é irresistível!
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s