Volterra, uma pequena joia!

dsc02071.jpg
foto AA

Conheci essa joia escondida na Toscana, em um passeio cujo destino era San Gimignano, mas como o amor, alguns destinos simplesmente “brotam” na sua frente.

volterra_location

Volterra é uma comuna italiana (você já sabe que comuna italiana equivale a um povoado), com apenas 11 mil habitantes, que pertence a província de Pisa. Fica pertinho de Siena, San Gimignano, e outras tantas comunas da região da Toscana.  Então você já pode imaginar que além da cidade ser lindinha, fica situada numa região onde Deus caprichou!

Não posso dize que em Volterra você vai encontrar muitos monumentos históricos ou atrações famosas, mas posso dizer que é uma cidade diferente, porque foi construída pelos etruscos, e tem uma arquitetura medieval de cair o queixo.
Posso dizer também que você conhece Volterra à pé, caminhando pelas ruazinhas medievais, e que se sente em outro mundo.

Foi em Volterra que foi filmado o segundo filme da saga Crepúsculo, quando aparecia a casa do Volturi ( um antigo grupo de vampiros), além de parte do filme Twilight . Sacou como a cidade é “diferentona”?

O coração da cidade é a medieval Piazza dei Priori, com o maravilhoso Palazzo dei Priori, que hoje é a prefeitura. Mas a porta etrusca, chamada de Porta dell’Arco, que fica na entrada da cidade é a construção que mais impressiona.

Além dessas atrações, ainda é possível conhecer as ruínas de um anfiteatro romano, a igreja medieval e seu batistério.

Volterra produz duas coisas inesquecíveis pra mim: o queijo pecorino, que é produzido em quase toda a Toascana, mas o de Volterra é especial, e o Alabastro.

Alabastro é um tipo de calcário trabalhado em Volterra que é extraído do subsolo e reflete a luz, muito usado em esculturas, pratos, luminárias e um mundo de peças de arte. Não é barato, eu por exemplo só consegui trazer uma pulseirinha de pedaços de alabastro, mas enche os olhos de qualquer turista. Existem lojas vendendo alabastro pela cidade inteira, então é só você sair caminhando, conhecendo e apreciando as peças.

Volterra é uma cidade para passar o dia. Obviamente que tem bons e interessantes museus, com algumas obras famosas, mas “na boa”, a cidade em si é que é o barato!
Então, se estiver passeando pela Toscana e visitando aquelas lindas cidadezinhas ladeadas por ciprestes que tanto nos encantam, procure Volterra, não é mais uma bela comuna italiana, é diferente e cheia de personalidade! Você vai se encantar!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s