O aquário de Gênova!

DSC02370

Tenho muitas paixões na vida, e sou muitas vezes movida à elas e entre atrações que me despertam paixão, gosto especialmente de conhecer, faróis e pinguins. E olhem que chego ao ponto de planejar uma viagem com o objetivo principal de visitar pra conhecer.
Assim, já planejei uma viagem ao Maine, na costa norte dos EUA para conhecer os faróis, e à patagônia para encontrar pinguins, e essas aventuras já contei aqui, mas hoje vou falar da minha terceira paixão: aquários!
Estávamos, maridão e eu, planejando uma viagem ao norte da Itália, quando descobri que em Gênova tinha um aquário que era considerado o 2º maior da Europa, e adivinha? Gênova entrou no roteiro!

Gênova não é assim uma cidade linnnda, mas lembra muito Nápolis e outras cidades italianas portuárias. O trânsito é difícil, as ruas meio sujinhas, enfim tudo parece um caos, mas é italiana e no fim, eles se entendem.

A cidade tem um centro histórico muito legal, e mesmo que aparentemente não seja seguro, nós conhecemos à noite e nos sentimos super bem. Come-se muito bem por lá e o prato mais característico é o trofie al pesto, uma espécie de parafuso coberto com o soberbo pesto.

Screen-Shot-2015-10-22-at-20.37.29

Mas vamos voltar ao aquário, chama-se Acquario di Gênova e fica na área costeira do píer de Gênova. Foi inaugurado em 1992 como parte das celebrações dos 500 anos das explorações de Critóvão Colombo, navegador genovês, e claro, orgulho da cidade!
Ao lado do aquário, no mesmo píer, tem o NH Colection Gênova Marina, um hotel estiloso e confortável, que facilita muito seu deslocamento para o aquário e fica pertinho do centro histórico. Então se você vai pernoitar na cidade, eu recomendo, mas fora o café da manhã delicioso, não faça outras refeições no hotel, a comida é ruim demais! Vale à pena atravessar a avenida para comer bem no centro histórico.

aquário-gênova

O aquário é incrível! Compramos os ingressos na hora mesmo, sem filas ou atropelos e tiramos uma tarde inteira para curtir o complexo. São cerca de 70 tanques, com aquários, lagos, e terrários, com características diferentes. O aquário é bem sinalizado e você passeia por seus 2 andares bem escuros onde o destaque é a iluminação dos tanques.

Logo na entrada tem um aquário cilíndrico de perto de 6 mts de altura com várias espécies interessantes, desde moréias e peixes bois até tubarões.

Adoramos também o aquário com corais, anêmonas e peixes palhaços. Você vai caminhando e se encantando com muitas criaturas marinhas interessantes. Passa pelos pinguins, e claro que fiquei um tempão observando-os.

Num dado momento, chegamos à um tanque de onde saltavam lindos golfinhos, e queríamos vê-los por baixo da superfície, e é possível! Você desce 1 andar e dá de cara com um enorme tanque onde pode observar os golfinhos nadando e se divertindo. É tão legal, que tem até bancos para você sentar e observar! Uma delícia. Eu poderia ficar o dia inteiro lá.

Mas o que mais me impressionou foi o tanque das águas vivas! Nunca tinha visto águas vivas em tanque e descobrimos que é muito difícil proporcionar um ambiente em que elas sobrevivam. É necessário um fluxo continuo e estável de água para que elas não esbarrem nos vidros pois não sobrevivem, mas em Gênova, elas estão num tanque especial, com iluminação indireta que as torna fascinantes.
Enfim, o aquário de Gênova é um passeio imperdível se você estiver por perto, mas pra pessoas como eu, amantes de aquários, é imperdível mesmo que não esteja por perto.

Aquários, geralmente fazem parte de complexos bem estruturados que não visam somente a exposição, mas carregam junto um interessante projeto de preservação, então além de lindos são interessantes e educativos.
Pra mim, o aquário foi uma surpresa linda que superou todas as expectativas e encantou!
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s