Belfast, em paz agora.

belfast_roomsin_world-best-rooms

Sempre tive receio de conhecer a capital da Irlanda do norte, acho que de tanto assistir filmes sobre o conflito católicos/protestantes, e ler muito sofre a alma indomada irlandesa, achava que iria encontrar uma cidade escura e triste, onde os resquícios da guerrilha seriam evidentes à cada esquina, mais ou menos o mesmo sentimento que tinha por Auschwitz.
Mesmo assim, minha curiosidade falou mais alto, e lá fui eu descobrir como era Belfast e claro que como Auschwitz, conhecer a  cidade irlandesa, foi uma grata surpresa.

Belfast, é serena, moderna, e encantadora. Tem poucos resquícios dos conflitos que enfrentou e seu traço mais marcante é a alma irlandesa. Na verdade, em Belfast a alma irlandesa está domada e educada,  bem diferente de Dublin, onde o espírito é mais forte e livre, mas talvez até por essa razão alguns gostem mais de Belfast, com sua calma e civilidade.
Politicamente, Belfast e seu país, a Irlanda do Norte, pertencem ao Reino Unido, mais uma vez, diferente da outra Irlanda, que fica na mesma ilha e é independente. A sua moeda é a libra esterlina como na Inglaterra, e seus costumes e arquitetura são Britânicos. Na primeira olhada você nota na cidade, a organização e as características vitorianas.
É muito fácil visitar a cidade, até porque não é muito grande, com cerca de 270 mil habitantes e penso que usar o ônibus Sigthseein, é uma ótima ideia. Você pode dar uma “geralzona” pela cidade, e escolher qual atração ou atrações você quer conhecer melhor.

Belfast é a sede da White Star Line , companhia que construiu nada mais, nada menos que o famoso Titanic. Então, antes de embarcar no Sightseeng,  vá ao Titanic Experience! Mais que um museu, o local é mesmo uma experiência inesquecível.  O “museu” fica num prédio de arquitetura espetacular, que lembra a proa do navio, e com seu 4 andares é fácil de encontrar.
Minha dica é começar por ele, não só porque é o monumento mais importante da cidade, mas também porque é muito legal mesmo e apesar do preço de ser bem salgadinho.

belfast que ver irlanda norte

Outra atração legal é o City Hall, a prefeitura da cidade. A magnífica sede da prefeitura é imponente, rodeada por jardins e bem central. Se você tiver tempo, é possível visita-la com tours agendados.

Também o prédio do Parlamento, que fica no centro de um enorme parque, é imperdível!

Além dessas atrações, também são interessantes, o St Georges Market, considerando o melhor mercado de peixe do Reino Unido, o The Big Fish, uma escultura de peixe de 10 m, e o Albert Memorial Clock, construído em 1865 em estilo gótico, apresenta uma estátua do príncipe Albert e leões coroados.

A história de Belfast está ligada a eternos conflitos entre católicos e protestantes e ainda hoje há bairros exclusivos para cada grupo religioso, separados por um muro que lembra Berlim.
Também não há ligação de ônibus entre as duas áreas que não se misturam nem mesmo nas escolas.

galwaycity_3

O centro da cidade é muito “simpático” e acolhedor. Tem muitas lojinhas de souvenirs, bares e restaurantes e é onde se percebe um ambiente mais neutro e imparcial.
Interessante para nós, que vivemos num país multi racial/religioso e tolerante, é muito difícil entendermos sentimentos que provocam conflitos até mesmo sobre hastear ou não a bandeira britânica todos os dias,assunto que chegou a ser foco de uma votação em 2012.

IMG_1861

Mas a beleza da cidade, e a paz que agora reina nela é muito fácil entender e apreciar. Então, esqueça católicos e protestantes e perceba a cidade, sua delicadeza, organização, e arquiteturas impecáveis. Belfast é um destino surpreendente.
Bye!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s