Lagos Chilenos, pertinho e lindíssimos!

Puerto_Varas

Surpresa!!! Hoje vamos falar da América do Sul!
Você não imaginava que eu já tivesse passeado pelos nossos vizinhos, né? Pois já faz muito tempo, mas ainda lembro muito bem da natureza exuberante deles, tão diversa da nossa!
Então, como já faz muito tempo que visitei o Chile, minhas fotos não estão mais disponíveis ( até porque você nem iria me reconhecer nelas), mas prometo enfeitar minhas recor
ações com as fotos mais realistas possíveis.

argentina chile

O Chile é um país lindíssimo com muitas atrações que não ficam necessariamente perto umas das outras. A capital Santiago, com as vizinhas Valparaiso e Viña del mar, são belezas que podem ser conhecidas de uma só vez.  Já o deserto de Atacama, fica mais distante , ao norte, o Vale Nevado montanha acima e a Patagônia fica bem no extremo sul.

pto-montt

Hoje, até porque me pediram, gostaria de apresenta-los a região dos Lagos Chilenos, uma região linda, com natureza exuberante e gelada. Não bobeie nessa parte, porque fui conhecer no mês outubro, e precisei comprar casacos mais grossos.
Os lagos chilenos se misturam com os argentinos e formam os lagos Andinos, que são chamados assim porque são alimentados pelas aguas de degelo da cordilheira dos Andes. Logo você já pode deduzir que a melhor época para conhecer a região, é na primavera (setembro, outubro e novembro)  e no outono( março, abril e maio). No verão a região não tem aquele “arzinho” encantador de inverno, e nele (o inverno), o frio não tem nada de encantador, além de congelar quase todos os lagos.
Existe na região, um programão muito legal que é a Travessia dos Lagos, onde você vai de lago em lago, atravessando-os de barco, e em outros trechos atravessando parques nacionais de ônibus. A travessia vai de Puerto Varas à Bariloche, ou o inverso, mas isso será assunto para o próximo post.

Imagen-Puerto-Montt

O passeio pelos lagos chilenos começa geralmente por Puerto Mont, porque é a maior cidade, e onde tem aeroporto. Obviamente que você pode ir de Santiago à região dos lagos de carro, mas é longe (perto de 1000 km) e uma viagem bastante cansativa.
Bom, mas não importa como você chegue, desde que vá, e prepare-se para deslumbrar-se com uma paisagem completamente diferente da nossa e da própria Santiago.

Acho que não vale muito à pena ficar em Puerto Mont, a não ser para tomar um ferry para a ilha de Chiloé. Reserve um dia inteiro para visitar a ilha, porque ela é muito interessante. Sua culinária rica em frutos do mar e a própria viagem de ferry, já valem o passeio.
As cidades mais encantadoras da região são Puerto Varas e Frutillar, então meu conselho é hospedar-se em Puerto Varas e comprar passeios para conhecer as atrações da região incluindo Fritillar.
Claro que na época em que visitei a região, a estrutura turística não era tão boa como hoje em dia, mas minha filha também visitou a região a poucos anos atrás, e  pelo que me contou, o turismos só melhorou o destino.

Puerto Varas, é a casa do vulcão Osorno. O onipresente vulcão adormecido, domina toda a paisagem e é fotogênico pra caramba! Os melhores ângulos para fotografar o Osorno estão nas beiras do maravilhoso lago Lhanquihue que banha toda a cidade. O lago é um espelho d’água onde o Osorno reflete e acredite, você tem vontade de ficar horas admirando tanta beleza.
Mas arranje força de vontade para caminhar pela cidadezinha, e conhecer suas casas de madeira branquinhas e bem conservadas como é comum na cultura alemã, que fundou a cidade, além das floreiras coloridas nas janelas e as vitrines das confeitarias,  sempre recheadas com delícias irresistíveis.
Se você gosta de comer bem, vai deliciar-se com a culinária local que vai desde carne de caça e ovelha, a frutos do mar variados e ao inesquecível salmão fresquíssimo.

Reserve um dia especialmente para conhecer os saltos do rio Petrohué, onde as águas volumosas que descem do degelo dos vulcões Osorno, Tronador e Pontiagudo, formam  corredeiras cor de esmeralda que hipnotizam.

Frutillar, também fundada por alemães, fica a 30 minutos de carro de Puerto Varas, e também é banhada pelo lago Lhanquihue. A pequena cidade parece saída de um conto de fadas, onde tudo é bonitinho, cuidado e delicado. Tem muitas lojinhas de souvenirs, e a fábrica da cerveja Colonos, muito apreciada no país.

É possível comprar em Puerto Varas, passeios turísticos para os mais variados gostos, tem por exemplo subida aos vulcões, rafting em corredeiras, pesca de salmão, e passeios de catamarãs pelos lagos. A opção é sua, e vai depender da sua vibe, mas não deixe de fazer a travessia dos lagos até Bariloche, esse é um programão imperdível e assunto para o próximo post.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s