San Gimignano, única!

San-Gimignano44-1024x591

Então, antes de falar dessa medieval “comuna italiana”, precisamos situa-lo. Gimignano fica na Toscana, a famosa região italiana produtora de vinhos, azeites e inúmeras obras de arte situada entre Roma e Florença.
A Toscana é uma região encantadora mas tem poucas cidades grandes como Siena ou Florença, na sua grande maioria é composta por vilas medievais de poucos habitantes, mas com ótima infraestrutura, e nós ainda vamos falar de algumas delas.
Minha maior dica se você quiser conhecer a Toscana é, alugue um carro. É a melhor maneira de viajar pela Toscana, porque além de poder conhecer suas românticas estradinhas serpenteando entre os vinhedos e campo de girassóis, você ainda pode “pular” de cidade em cidade contemplando o cenário peculiar em cada uma delas, pelo tempo que quiser ( e na maioria delas basta 1 dia), sem depender de transporte público.
Então, se você está ou estará na Toscana, disposta a conhecer todos os tesouros que ela esconde, não perca  San Gimignano!

Como falei lá em cima, é uma pequenina cidade medieval, com cerca de 7 mil habitantes, Patrimônio Histórico pela Unesco, que teve início no século XIV. Sua arquitetura medieval é de uma simplicidade encantadora, e historicamente ela teve enorme importância como posto de peregrinação pela Via Francigena, um antigo caminho de peregrinação.

Na época da sua criação, as famílias abastadas construíram 72 torres-casas, como símbolo de seu poder e riqueza, mas hoje em dia, sobraram cerca de 14 torres, que mantem o ar medieval que tanto encanta turistas.

A cidade está totalmente cercada de muralhas e em suas ruas, circulam apenas pedestres, o que não é absolutamente um problema, pois a cidade é muito pequena. Os carros e ônibus de turismo ficam num estacionamento no lado de fora das muralhas, por isso é uma delícia passear pelas ruas medievais, sentar nas mesinhas dos cafés nas calçadas ou mesmo tomar um gelatto enquanto caminha.

O portão principal da cidade é a porta San Giovanni e por ele alcançamos a Via San Giovanni que tem um comércio bem legal, com muitas lojinhas de souvenirs e cafés. Logo à frente passando por um arco que liga dois edifícios, você chega a Piazza dela Cisterna. É a praça central da cidade, tem alguns palácios medievais no entorno e um poço central onde os habitantes buscavam água nos séculos passados. A praça é um dos lugares aprazíveis da cidade, principalmente se você comprar um gelatto na Gelateria di Piazza, eleita algumas vezes a melhor da região, e sentar nos degraus do poço para saboreá-lo.

Mais à frente, você encontra outra piazza, a Duomo. Nela estão obviamente o Duomo, a igreja mais importante, o Palazzo dei Salvicci, o Comunale, o Chigi-Useppi e o Vecchio del Podestà. Todos edifícios medievais com arquitetura pitoresca e impressionante. No Palazzo Comunale está a única torre ainda “visitável” da cidade, a Torre Grossa. Para quem encarar a escadaria,(não foi meu caso) a Toscana se derrama em quilômetros à perder de vista.

Você ainda pode visitar as ruínas de um forte, construído para proteção da cidade quando ela foi dominada por Florença por causa da Peste Negra. A peste dizimou metade da população da cidade e conta uma lenda que Santo Agostinho teria salvo a outra metade.

 Outra via importante da cidade é a Via San Mateo e ela leva a outro portão a Porta San Mateo, também lindo e interessante.

Como você pode ver, San Gimignano é passeio para um dia inteiro. Você se perde pelas suas ruazinhas, e o mais legal é se sentir como num filme medieval. Além de tudo isso, a cidade ainda tem uma rica coleção de arte digna de grandes museus. Então se você resolver conhecer a Toscana, não perca San Giminano, é preciosa!
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s