Taormina, a joia da Sicília!

157361

Uma pequena cidade na ilha da Sicília, com perto de 10 mil habitantes é mais uma das razões para você se apaixonar pela Itália. Taormina é um encanto de cidade e pra mim, a mais linda da Sicília!

Como você lembra, a Sicília é uma ilha que fica no sul da Itália e é possível alcança-la por mar ( ferry e navio) e pelo ar (avião) e a maneira mais fácil é por Messina, a cidade mais perto da Itália continental. De Messina a Taormina são somente 52 km, percorridos em uma linda estrada à beira mar, que prepara você para o que vai ver!

Taormina foi fundada por um grego, Andrômaco que conhecido por sua nobreza de espírito deu abrigo a refugiados de Dionísio.

Taormina-87540

Por essa razão, a cidade tem um incrível teatro grego, super conservado que de junho a setembro é palco de muitos espetáculos. Se você estiver na cidade nesse época, não deve perder.
Depois foi tomada pelos romanos que fizeram da cidade um destino de lazer para aristocratas e senadores, dando início assim à vocação turística da cidade.

Taormina se estende ao longo de sua rua principal, a Corso Umberto, e é nela que tudo acontece. A Corso é atravessada por inúmeros becos, travessas e escadarias que invariavelmente acabam em lindos jardins, ou palazzos românticos, ou igrejas e platôs com vista maravilhosa, então perca-se entre eles, e procure especialmente o Vicolo Stretto um beco que mal cabe uma pessoa e é figurinha carimbada nas fotos turísticas.

A Corso Umberto tem duas praças, a Piazza Duomo onde está a igreja medieval de São Nicolau e a Piazza IX Aprille, maior e mais importante porque concentra edifícios públicos e conta com um terraço muito agradável que é ponto de encontro e descanso além de ter uma vista “matadora” do litoral da Sicília.

Também pertinho da Corso Umberto, está o Jardim Público, que na verdade é uma praça muito cuidada, repleta de flores e plantas exóticas de onde você tem uma visão privilegiada do vulcão Etna.

Sim, amigo leitor, o Etna é um vizinho sempre presente, que pode ser admirado com respeito de muitos dos platôs de Taormina. Você pode inclusive comprar na cidade excursões para visita-lo digamos, mais intimamente. Não foi meu caso! Lamento se o decepciono mas minha alma não é tão aventureira assim.

Taormina-Sicily

Descendo a encosta da cidade de teleférico, é possível visitar as praias de mar azul intenso lá embaixo. Visitando também a Isola Bella,  que como o nome já diz, é uma pequenina ilha na ponta de uma praia, belíssima! Das praias saem os barcos para visitar as grutas de Taormina.

O programão na cidade é subir a Corso Umberto lentamente, parando em todas as lojinhas interessantes, entrando nos becos acolhedores, e escolher um restaurante bacana para provar a deliciosa culinária Siciliana. Depois do almoço, continue a subir a Umberto, com calma e no final dela, quando seus pés não aguentarem mais, a cidade lhe presenteia com o melhor Canolli de toda a Sicília.
A La Pignolata Guinness, à direita de quem está subindo a Corso Umberto, serve o doce de casquinha crocante recheado com uma ricota fresquíssima, de comer ajoelhado!

É esse gosto inesquecível que trago na minha memória afetiva! E é a saudade desse gosto que sempre me faz pensar em voltar a encantadora Taormina!
Bye!

2 comentários sobre “Taormina, a joia da Sicília!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s