Museu Aeroespacial de Washington, Incrível!

IMG_4729-photo-full

Washington é uma cidade muito especial! Merece uma visita e mais ainda, merece um post que vai sair em breve, mas hoje vamos falar sobre seu museu mais legal : o Aeroespacial.
Gente, não sou uma “rata de museu”, apesar de gostar de história, procuro escolher bem aqueles que vou visitar. Procuro história, informação, beleza (adoro pinturas), e coisas que me acrescentem, e o aeroespacial está nessa nesta última categoria, acrescenta! E muito.Lamentei muito não ter tido mais tempo para conhece-lo e aprecia-lo como merece, então fica a dica aqui para você reservar pelo menos uma tarde inteira para visita-lo.

P1100038

A começar pelo seu prédio que foi pensado e construído especialmente para abrigar suas enormes aeronaves, e passar pelas sua rica coleção, o museu é um programão. Mesmo que você não seja um aficionado por aviação como eu.
O museu fica perto do Capitólio, se você estiver na região, é possível ir à pé até ele, numa caminhada bem tranquila.
Ele foi criado a muito tempo, em 1946 e não tinha localização própria mas depois da segunda guerra e da corrida espacial, recebeu diversas peças e houve a necessidade de construir um espaço mais amplo e adequado para a coleção, resultando assim no novo prédio que foi inaugurado em 1976.
O museu é administrado pelo Instituto Smithsoniano, e como todos os museus administrado pelo instituto, não cobram entrada.  Legal, né?

Então, vamos entrar!
O museu tem dois andares, divididos em diversos setores, alguns relacionados ao espaço, outros à aviação, outros interativos além das enormes peças penduradas no teto, que te fazem olhar para cima o tempo todo.  Então se você como eu, não tiver muito tempo disponível, pode escolher o que mais lhe interessa e lamentar não ver mais.
Logo na entrada você pode ver e tocar num pedaço de rocha lunar, uau!!! Ta, é uma rocha, mas é da lua!!!!! Onde você poderia ter essa oportunidade?  Ela foi trazida pela Apollo 17, a última missão tripulada à lua.

Ainda no primeiro piso, você encontra o Modulo lunar da Apollo 11, que era aquele pedaço da nave que se desprendia e descia na lua. A Apollo 11 foi a primeira missão que colocou o homem na lua em 1969. Parece que foi ontem, né? Mas já fazem mais de 40 anos.

Existe lá um modelo de foguete espacial, em que você pode entrar na capsula para ter uma ideia do interior. Fantástico.

No segundo piso, tem a seção dos irmãos Wright. São aqueles que disputam com nosso Santos Dumont o título de primeiro homem a voar, mas isso não importa, o que importa é que lá você encontra o Wrigth Flyer original do vou de 1903.  O máximo!

Também no andar superior você encontra vários modelos de aviões usados na guerra e alguns comerciais como o Douglas DC-3 usados nas décadas de 1930 3 1940.

IMG_0411

O museu tem um acervo extraordinário e curioso onde você pode ver o Spirit of St Louis que pilotado por Charles Lindbergh atravessou o Atlântico no primeiro voo intercontinental, bem como o primeiro jato americano, o Airacomet Bell XP-59ª, além do Bell X-1, o primeiro avião a romper a barreira do som. Também está lá o avião mais rápido que o homem já produziu até hoje, o North American X-15.

Além de todas estas relíquias, o Museu conta com uma réplica em tamanho real do telescópio Espacial Hubble, lançado pela NASA em 1990 a bordo do ônibus espacial Discovery. E especialmente interessante para alguns, o museu mostra toda a evolução de mísseis balísticos desde as Bombas V-1 e V-2 alemãs aos mais modernos mísseis teleguiados como o Tomahawk usado pelos USA nas guerras do Iraque.
Então, já consegui despertar seu interesse? Olha que isso é apenas um “aperitivo” de tudo que você pode ver no Museu Aeroespacial. Tal como o Intrepid, de NY, sobre o qual falamos em outro blog, o Museu Aeroespacial, é diferente, interessante e merece uma visita.
Passamos, eu e o maridão, poucas horas lá, porque estávamos em uma excursão com tempo apertado, mas saímos com a certeza de que o museu é imperdivel.
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s