Delícias Inesquecíveis!

DSC00890

Amigos, hoje vamos falar de comida!!! Sim, comidinhas que experimentei pelo mundo e que deixaram uma deliciosa sensação de “jamais esquecerei esse gosto”!!!
Mas não pense que injustamente deixarei algumas delicias tradicionais “de fora”, porque vou falar do meu gosto pessoal, que muitas vezes não tem a ver com comidas famosas no mundo, mas você pode ter a certeza de que se tiver a oportunidade de experimentar “minhas delícias”, jamais esquecerá.
Vamos começar pelos dois países de culinária imbatíveis, Portugal e Itália.

Portugal é um país com imensa tradição culinária, principalmente de doces e bacalhau. E nem preciso indicar um lugar em especial em que você pode comer um bom bacalhau, e isso é que é legal lá. Em Portugal, você come um excelente bacalhau em qualquer restaurante simples. Eles sabem como ninguém mais, preparar o peixe à perfeição. Posso dizer inclusive que o melhor bacalhau que comi em Portugal, foi em um restaurante na cidade do Porto, na beira da ribeira, que fica em um container. The Best, indescritível e olha que lá é difícil você escolher um.

Os doces portugueses são hors concours! Não há no mundo absolutamente nada que se compare à eles. E são muito variados, com tradições regionais peculiares, então aproveite quando estiver lá. Coma o quanto aguentar, porque com certeza você sentirá saudades deles.

A Itália, é o país dos gulosos. Difícilmente você comerá mal lá, e se der um azar muito grande, ainda pode apelar para um gellato na esquina e esquecer completamente a “roubada”.

As pastas são sempre uma ótima pedida em qualquer esquina e as do sul do país,preparadas  com frutos do mar, sempre deliciosas. Alguns falam que as pizzas italianas são ruins, bobagens! Eu comi deliciosas principalmente em um “picollo” restaurante com mesas se equilibrando na rua, em um beco à esquerda do Pantheon, na via Giustiniani.

Mas o sabor inesquecível da Itália pra mim, são as brusquetas de pomodorinos servidas em Positano, principalmente no Ristorante Il Fornillo.  E se você tiver oportunidade também em Positano experimente a salada caprese do Ristorante da Costantino. Juro que você jamais esquecerá essas delícias e sempre terá vontade de voltar lá para comer novamente. Eu fiz isso, temendo que talvez minha memória gustativa estivesse me enganando, mas nada. Adorei cada pedacinho novamente, e era mesmo como tinha guardado na memória.
Bom, agora deixando estes países deliciosos para trás, vamos encontrar outros achados culinários pelo mundo.

A França é a meca da gastronomia no mundo mas pra mim, o sabor inesquecível em Paris é da crepe de chocolate vendida nas ruas do Quartier Latin. Não há endereço específico, se você estiver em Paris, perambule sem pressa pelas ruas do bairro, e você vai esbarrar nas lojinhas de crepe! Além das crepes, não consigo esquecer dos croissants e baguetes fresquinhas dos cafés e boulangeries de Paris e dos mexilhões da Normandia. São delicias que já provei e tive que voltar para matar as saudades.

Falando em comidas da Grécia, não podemos deixar de fora o iogurte delicioso, a salada grega, e o polvo grelhado.  São especialidades comuns em todos os restaurantes gregos e você pode encontra-los facilmente, sempre com qualidade mas preciso citar o restaurante Nice in Easy,  na Litlle Venice, em Mikonos, onde você pode achar todas as delícias gregas juntas e saboreá-las com uma vista de tirar o fôlego.

Na Alemanha, a culinária não é digamos, tão inspirada, mas Wursts ( salsichas), vermelhas e brancas, com um tempero suave e servidas com muita mostarda merecem ser citadas. Comi-as em algumas cidades alemãs, mas lembro sempre das de Berlim, vendidas em carrinhos na rua e com um pãozinho pra segurar!  Além das salsichas, gosto de lembrar também do Schnitzel, um bife de carne de porco à milanesa, muito comum no vale do rio Reno e dos onipresentes e irresistíveis  apfelstrudels.

IMG_4592

A Eslovenia, é um pequeno país encantador como um conto de fadas, mas especialmente no Lago Bled, que fica pertinho de Liubliana, você pode comer a torta Bled Cake. Não tenho ideia de que ou como é feita, mas é divina! De deslumbrar os olhos e paladar!.

IMG_0252 - Copia

Londres, também está na mesma classificação da Alemanha: sem muita inspiração, mas temos uma exceção honrosa: o Fish and ships do Poppies! Soberbo, divino e com certeza o melhor fish and chips do reino Unido. Pegue um taxi porque não é fácil achar, mas se você der o endereço Hambury Street, Spitalfieds, com certeza chega lá. Depois pode me agradecer, porque vai querer voltar, sempre.

Na Espanha, a culinária é intensa, como os espanhóis, repletas de paellas e frutos do mar mas meu sabor inesquecível dela é um simples chocolate. Simples não, desculpe me expressei mal, é somente comum em Madri você acordar e tomar em qualquer balcão de bar seu chocolate quente com churros.  Mas é a qualidade e a cremosidade do chocolate em que você mergulha um churros bem sequinho e crocante que transformam a simplicidade em uma explosão de sabores e tornam seu dia mais feliz!

O Chile, nosso vizinho tem frutos do mar imbatíveis, e no mercado de Santiago, você pode prova-los fresquíssimos com  salsas (molhos) de todos os tipos.

IMG_4344

E por último, o mais inesquecível, o delicioso Pierog que experimentei na praça central da cidade velha de Cracóvia. Realmente é de comer ajoelhado. Tão bom, mas tão bom, que voltei 3 dias seguidos ao mesmo restaurante para comer o mesmíssimo Pierog. E se deus quiser, ainda vou voltar mais.

Impossível também não mencionar o azeite puríssimo sempre presente nas mais deliciosas refeições na Europa e os aspargos disponíveis na primavera, principalmente nos países Anglo-saxões,  preparados com presunto e ovos.  Simples mas perfeitos.
Ficou com água na boca? Eu também! Só de lembrar destas delícias, já fico com vontade de voltar pra provar novamente! Essas são só algumas das comidas que guardo na lembrança com paixão, as lembranças mais fortes e reconfortantes. Mas ainda vou voltar à esse assunto e  logo vamos falar das bebidas, outra paixão.
Se você tem vontade e tiver oportunidade, de experimentar essas delícias, não pense duas vezes. Nada do que citei é caro ou inacessível, mas garanto, é inesquecível! Mas lembre-se que uma boa companhia é sempre meio caminho para uma ótima refeição.

Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s