Maine, um destino diferente!

camden-harbor-maine

Aproveitando o “gancho” dos lighthouese da semana passada, vamos falar sobre o Maine, a “casa” deles nos EUA.
O estado do Maine é diferente mesmo. Poucos turistas se interessam por essa terra tão bonita com povo acolhedor, mas eu, como sou “diferentona”, sempre sonhei conhece-la. Acho que o clima assusta os turistas, e com razão, nos poucos dias que fiquei no estado, a chuva, e a neblina, não deram trégua.

Mas não me arrependi, pelo contrário o Maine é encantador! Minha expectativa era comer muita lagosta, conhecer alguns faróis, e pequenas cidades pesqueiras com um litoral recortado e dramático. E o estado superou minhas expectativas.

IMG_5140-photo-full

O Maine fica na Nova Inglaterra, área que foi muito disputada por ingleses e franceses em muitas batalhas, mas hoje em suas cidades, a vida segue num ritmo mais calmo. O estado se destaca na construção naval, na produção de madeira, na pesca, presença de alces, de lagostas, e blueberry.

IMG_5145-photo

Os alces, não os vi, as blueberry, dispenso, mas as lagostas………ah essas me interessavam muito. E que desastre: as lagostas do Maine não tem gosto de nada! Tadinhos, fiquei com dó, mas a verdade é essa, e estou aqui para falar de experiências verdadeiras. Apesar de ter fartura de lagostas no Maine, e eles saberem cozinhar a perfeição, não sabem prepara-las!

No lobster roll, que é um sanduíche de lagosta, ela ( a lagosta) vem em grandes nacos, cozidos perfeitamente,  e só! Sem molho, sem tempero, sem acompanhamentos e sem gosto! Pena.
Na lobster soup, acontece a mesma coisa: nacos grandes de lagosta boiando em um caldo sem gosto e na manteiga (a melhor de todas) a “bichinha” vem nadando em manteiga o que pelo menos garante um gosto delicioso. De manteiga.
Ok, passamos a lagosta. Ela realmente não foi um sucesso, mas valeu a pena comer lagosta o dia inteiro mesmo que ela seja sem graça.

Nossa base no Maine foi a cidade de Portland, lindinha e aconchegante. Portland não é a capital do Maine, sua capital é Augusta que não fica no litoral, mas Portland é a maior e mais importante cidade do estado e está na rota de cruzeiros, logo tem mais estrutura turística, coisa que é raro no Maine. Então esteja preparado, se quiser conhecer o estado tão interessante, não espere muita infraestrutura mas também não vai encontrar hordas de turistas.

A cidade é pequena, com cerca de 70 mil habitantes, mas tem tudo que você precisa, principalmente no Old Port, como o nome diz, a região do velho porto, que fica bem no meio de uma baia, é o centro turístico onde atracam os navios, tem muitos restaurantes, bares, lojinhas e bons hotéis.

Nos hospedamos no Old Port e “batíamos perna” o dia todo sempre que o clima permitia. Como estávamos de carro (alugamos um em Boston), tivemos facilidade para conhecer os arredores desde as cidadezinhas vizinhas até os meus queridos faróis.

Cape Elizabeth, é um destes lugares que vale a pena conhecer, com suas casas brancas em meio a gramados verdinhos sem nenhuma cerca, muro ou nada que lembre a violência urbana à que estamos acostumados.

Seguindo em direção ao norte, pela rodovia A1, que obrigatoriamente precisa ser percorrida em baixa velocidade, você pode conhecer  Freeport, Bath, Brunswick, Rockland e mais encantadora, Camden.
Nesta rota, você conhecerá lindos faróis e no verão, muitos turistas mas com certeza é a melhor época para conhecer o Maine.

Eu estive na região por 4 dias, e embora o tempo estivesse ruim, conseguimos conhecer lindos lugares, mas se você tiver mais tempo, poderá subir até Bar Harbor, que fica no parque Nacional de Acadia e reserva lindas paisagens.

O Maine é assim, mais que um destino, é uma experiência para guardar com carinho no coração. Seus moradores se orgulham muito de aproveitar os grandes espaços ao ar livre, suas florestas e principalmente o litoral cênico.  Buscam inspiração na natureza para as atividades do dia a dia e são extremamente acolhedores.  Experimente o Maine, um lugar autêntico, simples e unico.
Bye

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s