Marselha, oui!

IMG_0100

Olá viajantes! Hoje vamos falar de uma cidade que quase ninguém fala, e que dificilmente é o destino preferencial dos viajantes:  Marselha, em francês  Marseille!
Não que essa linda cidade à beira do Mediterrâneo seja um destino inusitado, mas penso que ela não desperta tanta atenção quanto deveria ou mereceria!
Marselha fica no sul da França, em uma região com geografia diferente do resto do país, a Provence-Alpes-Côte d’Azur. Nome lindo né? E a região é tão linda quanto.

Marseille.8

Você já deve ter ouvido falar da Provence, uma região no sul da França, onde as plantações de lavanda colorem tudo de lilás em junho, e também já ouviu falar da Côte d’Azur, que é o litoral sul da França e Itália, onde fica Mônaco com toda a badalação do Jet set internacional. Pois bem, Marselha fica entre as duas regiões e mistura os costumes do litoral com a sofisticada elegância francesa!

MINOLTA DIGITAL CAMERA

Estive na cidade somente uma vez, e como em outras vezes, por acaso, sem nenhuma expectativa e mais uma vez, me apaixonei! Tá bom que me apaixono facilmente por cidades, mas juro que Marselha, merece!

IMG_0099

O clima ajuda muito, porque é ameno, então, você pode visitar Marselha até no inverno mas atenção, se você quiser visitar também a região da Provence, escolha junho, quando as lavandas estão floridas e os campos pintados de lilás. A região da Provence merece um post à parte, e falaremos dela em outra ocasião, e recomendo unir os dois destinos: Marselha+Provence, 10 dias são suficientes.
Marselha é uma cidade de 800 mil habitantes, mas o centro é concentrado e é possível visitar à pé! A cidade foi colonizada por gregos (e deixaram sua marca, lá) e depois por romanos, mas tem um jeitão de balneário e foi construída em forma de anfiteatro protegendo seu famoso porto, o mais importante da França.  A influência da cidade na história da França, é grande, lembra da “ La Marseillaise”, hino do país? Então,  ele tem esse título por causa das tropas revolucionárias de Marselha, e tem também o Olympique de Marsielle, o time de futebol mais popular da França.

Mas vamos falar das atrações turísticas “tem que ver” da cidade.

Catedral Notre Dame de la Guarde- Comece por ela subindo a colina no trenzinho turístico. A catedral é lindíssima, protege a cidade a 800 anos e está localizada bem no alto, (161 metros) oferecendo uma vista panorâmica da cidade e do azul do mediterrâneo. Mais alta ainda, no topo da Catedral, a imagem de Nossa Senhora, toda folheada à ouro, abençoa a todos.Por dentro, a Catedral também impressiona com seus inúmeros mosaicos e uma arquitetura com tendência bizantina.

Porto velho- Desça a colina também com o trenzinho, mas desça dele assim que avistar o porto velho e prepare-se para gastar muito tempo caminhando por ele.
O OLd Port ou Vieux Port  é uma dos lugares mais legais de Marselha. É onde os navios ancoravam à décadas, mas hoje em dia ele é um monumento que serve de abrigo para barcos de pesca e iates.  Os moradores costumam comprar pescados frescos nas calçadas do porto e há muitos bares e restaurantes ao seu redor.

Museu de civilizações da Europa e Mediterrâneo- Situado exatamente na entrada do Porto Velho, um grande e ousado projeto, foi construído como costumam dizer, entre o céu e o mar.

Forte Saint Jean e Saint Nicolas- Situados lado a lado na entrada do Porto Velho, as duas fortalezas foram construídas para proteger o porto e são muito interessantes.
Chateau d’If- O castelo que inspirou o livro “O Conde de Monte Cristo”, fica na ilha If, um pouco distante da cidade mas ainda com a finalidade de proteção. Mais tarde foi transformada em prisão, depois foi desativada e hoje recebe muitos turistas.
Se você puder passar 2 ou 3 dias na cidade, vai poder conhecer outras atrações maravilhosas como o Parque  Boléry, a Abadia de Saint Victor, o Palácio Longchamp e o  Parque Nacional de Calanques. Algumas atrações ficam fora do centro, mas não são de difícil acesso.

Uma ótima ideia em Marselha, é hospedar-se perto do Porto Velho, pois você terá acesso à tudo caminhando. Não deixe de provar a deliciosa comida do sul da França e principalmente os fresquíssimos frutos do mar. Eu visitei a cidade em um dia de céu azul o que encantou meus olhos mas tudo é muito bonito em Marselha, a cidade é uma festa aos sentidos.
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s