Barcelona, mucho gusto!

DSC01744

A cidade mais animada da Espanha, não acha que pertence à ela. Os Catalães, cidadãos que nascem ou vivem na Catalunha, cuja capital é Barcelona, tal como os Bascos seus vizinhos, se consideram independentes. E já “rola” a um tempão esses desentendimentos por lá.  A Catalunha se ressente por ser a mais produtiva e rica região da Espanha e, segundo eles, não receber atenção devida do governo central. Eles tem lá suas razões, que não nos interessa falar aqui, mas que eles são mais ricos, desenvolvidos, turísticos e animados, isso eles são.

DSC01832

Barcelona é uma cidade solar! E diferente da tradicional Madri, é totalmente informal e acolhedora. Tão acolhedora e permissiva que você vai precisar ter um cuidado extra com sua carteira ou bolsa. Mas não se preocupe, Barcelona é segura e não violenta mas mesmo assim cuidado com sua bolsa.

DSC01773

Pra começar, o clima ajuda muito! Faz um calorão no verão, é verdade, mas é possível até visita-la no inverno, pois o frio que faz lá, não é demais. E olha que sempre aconselho aqui para fugirem do inverno!
Além do calor do sol, tem também o calor dos catalães que são alegres, e barulhentos. Nada é discreto na cidade, obviamente seus moradores não seriam diferentes.  Mas você logo se sente em casa por lá.

A cidade é linda, plana, sem muitos prédios altos, e claro tem as obras de Gaudí!   Antôni Gaudí é talvez um dos mais expressivos artistas do seu tempo e embora pareça meio louco em algumas obras, não dá pra negar sua genialidade em todas,sua obra é absurdamente incrível  e está espalhada por toda Barcelona! Visite e conheça todas que forem possíveis, e você vai ficar boquiaberto. A cidade é banhada pelo mar Mediterrâneo que confere um astral único, colorido e badalado.
Então, Barcelona é uma cidade grande, tem perto de 1,5 milhões de habitantes, mas é possível visitar muitas atrações à pé e onde não é possível, você pode usar o Sightseeng que vale à pena

As atrações “tem que ver” são:

-Cidade velha e bairro gótico- Parte mais antiga da cidade, na região onde ficava a cidade gótica antes da derrubada das muralhas. Você encontrará ruelas estreitas, edifícios e monumentos antigos, bares, restaurantes e muitos turistas. Vai ter a oportunidade de viajar pela história dessa incrível cidade.

-Las Ralblas- O calçadão arborizado que começa na Praça da Catalunha e termina no monumento à Colon, junto ao mar. Nos seus 1200 metros, você encontra quiosques de flores, bares, restaurantes e muitos artistas de rua. Cuidado com os batedores de carteira.

-La Boqueria-  No meio das Ramblas, o primeiro mercado da cidade tem barracas coloridas de frutas e verduras, sucos frescos, e o delicioso presunto espanhol.

-Porto velho e Barceloneta- O porto antigo foi revitalizado e vale uma visita assim como o bairro Barceloneta que é muito cosmopolita abriga diversas atrações e é o lugar ideal para comer pescados frescos.

-La Pedrera – Casa Milà- Uma das obras mais emblemáticas e diferentes de Gaudí, esse fantásti co prédio cheio de curvas foi declarado Patrimônio da Humanidade e é uma das atrações mais visitadas de Barcelona, então prepare-se para enfrentar filas, mas vai valer à pena.

barcelona_3771_966x

-Parque Guëll- Outra obra prima de Gaudí, o parque, também Patrimônio da Humanidade, não possui uma linha reta sequer. Tudo é curvilíneo, desde galerias, bancos, praças, muros, tudo é retorcido e colorido. Situado em uma colina, proporciona uma linda vista de Barcelona e abriga a casa-museu Gaudí.

-Igreja Sagrada Família- A maior obra de Gaudí, é também a mais louca, porque jamais conheci uma igreja tão grande, tão diferente e exótica em minhas andanças. Chega a ser um choque, quando você a conhece. Eu fiquei deslumbrada e passei um tempão somente contemplando a fachada que lembra uma castelo feito em areia molhada, destes que você vê na praia. A igreja é tão grande que está sempre em obras e dificilmente cabe inteira nas lentes comuns, mas o interior cabe, e é deslumbrante. O projeto ainda inacabado sobreviveu a morte do arquiteto em 1926 e seu corpo está na cripta.

003

Então, essas são somente as atrações “tem que ver” em Barcelona, mas é somente uma amostra, uma pequena amostra. Tem muito mais para ver e curtir:   A Catedral de Barcelona, o Parc de la Ciutadella, o Museu Nacional da Arte Catalunha, a Fundação Joan Miró, o Museu Picasso, o Estádio do Barcelona e o Castell de Montjuic , atrações muito interessantes que valem à pena conhecer.

Como também vale à pena você guardar 1 dia para conhecer o Mosteiro de Montserrat, que fica num maciço rochoso a 50 km de Barcelona, dedicado a Virgem de Montserrat. Compre o passeio na internet ou no centro de Barcelona e passe o dia curtindo uma paisagem incrível e um mosteiro belíssimo.
Você já deve ter percebido que Barcelona é destino para no mínimo 4 dias e se acrescentar Montserrat, serão 5 dias. E se você puder ficar mais tempo, não faltarão atrações para conhecer, e deliciar-se.

madrid-espanha

Barcelona exala arte, cultura e boa gastronomia e mais que a capital da Catalunha, é uma das grandes cidades do Mediterrâneo. Moderna e ao mesmo tempo clássica, famosa por sua vida noturna, Barcelona é única e você vai vibrar com ela.
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s