Ilhas gregas, deslumbrantes!

_MG_2176

Amigo viajante, se você já viu fotos, imagens ou propagandas turísticas das ilhas gregas, e ficou com a impressão que de tão perfeitas, não existem, acreditem, elas existem! E são tão ou mais lindas do que as fotos mostram. Todas em geral são pequenas, com casinhas caiadas de branco, janelas azuis, e igrejinhas com teto azul. Elas mais parecem pérolas banhadas pelo imenso azul do mar Egeu.
Já tive o  prazer de conhecer algumas delas, como Patmos, Rodes, Corfu, Paros, Mikonos e Santorini. Todas são lindíssimas e tem algumas coisas em comum, como o solo difícil (muito pedregoso), vegetação baixa (quase rasteira), dieta saudável e um jeito de viver tipo “deixa a vida me levar”, que encanta e embriaga.
Hoje vamos falar sobre as duas ilhas mais lindas:  Santorini e Mikonos.

Santorini.

A ilha mais famosa e bela, na verdade fica na encosta de um vulcão extinto, que entrou em erupção a muito tempo atrás, afundou, e deixou metade da borda, em forma de meia lua, onde hoje estão as cidades de Oia (diz-se “ia”), e Fira. As duas acima da “cratera”!

Oia, é na verdade um povoado, se medirmos pela população permanente, mas se avaliarmos o potencial turístico, Oia é uma hoje uma metrópole. Podemos detalhar melhor esse aspecto: os turistas invadem a cidade no verão e a vila parece que cresce.  Fica lotada de vendedores, lojas de grifes famosas, restaurantes premiados e hotéis bacanérrimos. Uma festa. Tudo concentrado numa única ruazinha (um caminho que não passa carro), onde além de tudo isso, você consegue contemplar um horizonte  infinito ao longe e lá embaixo na cratera ( como eles dizem), se deslumbra com o azul do mar Egeu, geralmente cheio de transatlânticos. Esse é o momento de pedir um drink para esperar o pôr do sol, o mais lindo pôr do sol da sua vida! E dar graças a Deus por poder ver tanta beleza.

A vila de Oia, não fica perto do porto de Santorini e você vai precisar de transporte para chegar nela. E atenção que o trânsito para chegar lá no verão, não é fácil.
Mas temos alguns probleminhas aí! Sim, o paraíso também tem problemas: a invasão é demais! O tumulto é enorme na alta temporada, tem turista em todos os lugares a tal ponto que fica difícil tirar uma foto legal, sentar em um bar para apreciar o visual em paz e comprar lembrancinhas a um preço justo.  Meu conselho se você sonha em conhecer Santorini é: vá fora da temporada, abril e maio, ou setembro e outubro. O clima é mais ameno nesta época e por isso mesmo tem menos turistas!

Já Fira, a capital de Santorini, é um pouco maior. Nela você vai ver ruas, casas, comércio, enfim, coisas de uma cidade pequena normal. A cidade também é linda, e mesmo sem ter o charme de Óia, vale muito a pena pois parece as vezes menos tumultuada ou lotada.
É em Fira que fica o teleférico que leva ao porto lá embaixo, e vale a pena usa-lo.
Santorini é uma ilha razoavelmente grande e tem atrações para 1 semana tranquilamente, mas você vai precisar de transporte para visitar as diversas atrações, como a vinícula VinoSanto, que produz um vinho muito bom feito com uvas cultivadas na ilha, e exportado para o mundo todo.

DSC01417
Tem também a praia de areia vermelha, que é muito interessante e o mosteiro de Profitis. Eu, na minha primeira vez em Santorini, fiquei por 4 dias, e foi o suficiente.
Você pode chegar à Santorini de várias formas. De cruzeiro, que é a forma comum, e mais rápida também. Geralmente os navios ficam na ilha por poucas horas e transformam a visita em uma maratona.
Você pode ir de avião, porque a ilha tem um aeroporto, e tem voos desde Athenas diariamente, e neste caso você precisa pelo menos pernoitar 1 noite na ilha.

Ferry é uma ótima opção também, pois Santorini tem 2 portos, o central que fica em Fira e  chegando nele, você só pode alcança a cidade pelo teleférico ou por burricos, e o porto em que chegam os ferrys  servido por uma estrada que serpenteia a encosta em zigue zague por onde chegam os ônibus, caminhões, e por onde a ilha é abastecida.
Existem dois tipos de ferrys em Santorini, os comuns que são mais lentos e levam quase 8 horas até Athenas, e o Higth Speed que parece um foguete e faz o mesmo percurso na metade do tempo. Super recomendo.

Mikonos!

É a ilha mais badalada da Grécia! É tão linda quanto Santorini, mas durante o dia, mais calma.
Mikonos é servida de bons hotéis e restaurantes, além de obviamente bares e baladas, e tem um bom comércio. Você pode gastar muitas horas passeando por suas ruazinhas, comprando souvenires e claro, tirando suas mais lindas fotos.  Caminhe com calma até a região dos velhos moinhos, aproveite para fotografar a “Litle Veneza” que é uma pontinha de terra, banhada pelo mar Egeu, cheia de restaurantes e experimente a estupenda comida grega do Nice in Easy, ! Principalmente o iogurte grego com mel e pistache de sobremesa, inesquecível!Se você tiver oportunidade e o prazer de encontrar Petrus, o mascote  da ilha, não perca a chance de fotografar, ele é muito amigável!

Mikonos diferente de Santorini fica a nível do mar, e isso facilita bastante o acesso, mas não há aeroporto na ilha, logo suas opções de acesso são todas por mar! Cruzeiros que você já sabe faz visitas rápidas, e  os ferrys que passam em muitas das ilhas gregas.

Minha dica para visitar essas duas ilhas paradisíacas, levando em conta certas dificuldades de acesso, é se você estiver em Athenas, que é por onde começam as visitas à Grécia, pegue um ferry para Mikonos, e passe somente uma noite na ilha, é o suficiente. Depois pegue outro ferry de Mikonos  para Santorini e passe pelo menos 3 noites na ilha. Penso que este é o tempo ideal para conhecer as duas ilhas. Depois você pode voltar à Athenas com a sensação de ter conhecido pedacinhos do paraíso!
E terá a certeza de que um dia voltará, como eu fiz!
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s