Portugal, pois!

DSC03402

Parte II

Agora que você já curtiu Lisboa, vamos dar um “giro” pela terrinha?Então, vamos pensar que você não tem muito tempo, então vai precisar esquecer mesmo que temporariamente o sul do país.
A ideia é sair de Lisboa em direção ao norte, para a cidade do Porto, mas até chegar lá, você vai gastar uns 2 ou 3 dias conhecendo pequenas joias pelo caminho.
O roteiro saindo de Lisboa é o seguinte:

Cascais e Estoril. Se você estiver com um tempinho a mais. As duas cidades lindas, são balneários de Lisboa. Não têm nada de especial, mas vale pelo menos uma passada.

Queluz. Uma pequena cidade mais ao norte, que concentra uma enorme parte da nossa história. O Palácio Nacional de Queluz, data do século XVIII e foi construído como Palácio de verão de D. Pedro de Bragança que viria a ser marido e rei de D. Maria I de Portugal.
Serviu como discreto encarceramento de D. Maria quando ela enlouqueceu, principalmente após a morte de seu marido. O palácio tornou-se residência oficial do príncipe regente D. João VI e sua família, até sua fuga para o Brasil. Nele nasceu D. Pedro IV de Portugal que vem a ser D. Pedro I do Brasil.  Então você já viu, que é muita história para deixar de fora, né? Queluz é passeio de meio dia.

DSC03253
Sintra

Sintra. É uma vila portuguesa no distrito de Lisboa, e considerada município porque é administrada por uma câmara de 11 vereadores, e tem um clima mais “fresquinho porque fica a 500 metros de altitude. Mas além da beleza, o importante mesmo em Sintra, são 2 atrações imperdíveis:

O Palácio Nacional da Pena-  Construído em cima de rochedos, permite nos dias claros a visualização da costa de Portugal, e toda a região ao seu redor. O Palácio que serviu de residência à muitos monarcas e sofreu também a interferência de todos. Por causa de suas vaidades, cada um fez o que queria no castelo e acabou que  hoje em dia a atração  é uma mistura de gosto duvidoso de  arquitetura neogótica, neomanuelina, neo-islâmica, neo-renascentista e até indiano. Mas por incrível que pareça, é lindo e você não pode perder.

O Palácio Nacional de Sintra- Fica no centrinho da vila, e também é uma atração imperdível. O Palácio serviu de moradia à muitos monarcas, mas foi residência oficial de D. João IV, que quando morreu, deixou no trono seu filho D. Afonso VI. Este monarca, tinha um temperamento difícil, e é citado nos livros com “turbulento”. Casou-se com Maria Francisca, mas não conseguiu dar sucessores ao trono e logo caiu em desgraça, sendo derrubado do trono por seu irmão D. Pedro, que casou com sua esposa e trancafiou D. Afonso, em um quarto no Palácio de Sintra, por 9 anos, até sua morte. E o curioso dessa história, é você poder ver o quarto que serviu de cárcere à D. Afonso por tanto tempo que o monarca fez uma vala  redonda no chão, resultante de sua ininterrupta e desesperada andança diária.
Além disso, o Palácio tem muitas outras salas, com decoração variadas, e é muito bem conservado.

A terceira atração imperdível de Sintra é……… A Piriquita! Isso mesmo amigo leitor! A confeitaria Piriquita, que fica a poucos metros do Palácio Nacional, em um beco tímido, é a fabricante dos “travesseirinhos de Sintra”.  E amigos, visitem o Castelo no começo da tarde, depois atravessem a rua, e entre na Piriquita. Preparem-se, porque a confeitaria está sempre lotada, e não é pra menos, os travesseirinhos, são para comer ajoelhados! Fechando os olhos e aguçando todos os sentidos! Vá por mim, e você nunca mais vai esquecer de Sintra. Sintra é passeio para um dia inteiro.

Óbidos. A pequena vila amuralhada, fica a 94Km de Sintra, e faz parte dos destinos “tem que conhecer” de Portugal. Óbidos é linda, e pitoresca. Tem a igrejinha para visitar, tem museo, e muitas lojinhas de artesanato. Aproveite para almoçar em um dos restaurantes típicos da vila, que servem um ótimo bacalhau. Óbidos é passeio para meio dia.

Fátima. Nosso próximo destino é religioso, aliás, é a capital mundial da fé, para muitos católicos. Fátima fica à 80 Km de Óbidos, e tem uma boa infraestrutura. Hoje em dia construíram uma enorme basílica, no lugar da antiga com capacidade para abrigar todos os fiéis que a visitam. O que posso dizer de Fátima, é que é o destino religioso que mais me emocionou até hoje no mundo. E olhe, que já conheci alguns, mas nenhum deles me tocou tão fundo no coração, como Fátima. Não tem a ver com religião, tem a ver com fé! Fátima tem um astral, único! E você com certeza vai se emocionar, muito. Fátima é passeio para meio dia.Agora preciso fazer um parênteses: na região entre Lisboa e Porto, além dessas cidades ou vilas que mencionei e você “tem que”, existem ainda outras cidades muito interessantes, que dependendo do seu tempo, você deve incluir no seu roteiro.

 São elas:

Biblioteca-Joanina-da-Universidade-de-Coimbra-1
Biblioteca da Universidade de Coimbra

Coimbra, cuja universidade possui um biblioteca deslumbrante.

DSC03481
Viseu

 Viseu, uma linda cidade às portas da Serra da Estrela

Aveiro
Aveiro

 Aveiro, banhada pelo Atlântico e repleta de canais, é um importante porto e centro universitário.

portugal-tomar-convento-de-cristo
Castelo de Tomar

 Tomar, que foi a sede da Ordem dos Cavaleiros Templários de Portugal que construíram os magníficos Castelo dos Templários e Convento de Cristo.
Batalha, para conhecer o Mosteiro da Batalha, Patrimônio Histórico pela Unesco.

Alcobaça, onde você poderá ver os túmulos de Pedro e Inês de Castro e conhecer sua trágica história.
São cidades ou pequenas vilas com atrações inesquecíveis que você pode conhecer em meio dia visita, então leve isso em consideração.
Depois de falarmos mesmo que ligeiramente sobre essas lindas cidadezinhas de Portugal, você já consegue imaginar que mesmo em uma pequena área, (de Lisboa ao Porto são 330 km) é possível descobrir pequenos tesouros com grandes histórias. E se você planejar bem seu roteiro, poderá conhece-las em 3 ou 4 dias.
No próximo post, podemos finalmente falar da Cidade do Porto, que fecha lindamente nossa viagem ao país de nossos ancestrais.
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s