Veneza,o sonho de consumo de todos.

Romântica, bela e irresistível!
Quem nunca sonhou conhecer Veneza, não é? Com tantas imagens correndo pela mídia, a linda cidade italiana, é o sonho de 9 entre 10 viajantes no mundo. Também foi meu sonho por muito tempo, e me emocionei tanto em conhecê-la que voltei outras tantas vezes, sempre que surgia oportunidade.

DSC02509 - Copia

Não posso dizer que era meu destino mais importante, mas posso dizer com certeza que foi uma das cidades que mais me emocionou. E porque Veneza emociona? Porque além de sonharmos conhece-la, ela é diferente de tudo o que você já viu por aí. E um diferente muito legal. Veneza é romântica, é culta, é inesperada, enfim uma festa para nossos sentidos, e quando sentei na beira do Grande Canal, abraçadinha com meu marido, não conseguíamos acreditar que estávamos vendo tanta beleza, que tínhamos conseguido realizar um sonho, e as lágrimas vieram. De pura alegria!

DSC02533 - Copia

Então, se você também sonha conhecer Veneza, vamos falar sobre ela e tentar organizar seus planos para conhecer uma cidade muito diferente.
Veneza convive com a água o tempo todo, e você vai precisar se acostumar com isso. Existem no centro, algumas ruazinhas e becos, num emaranhado delicioso que faz você se perder facilmente. Mas não se preocupe, se perder é ótimo. A cada perdida você descobre um novo tesouro.

Geograficamente, Veneza fica no nordeste italiano, na região do Vêneto. Muito perto de Milão, cerca de 300 Km ,que você percorre em aproximadamente 3 horas de carro. Mas existe aeroporto internacional na cidade, o Marco Polo, que apesar de ter sido construído no continente, é ligado ao centro por barcos-táxis.
Na cidade não é permitido o transito de carros, mas você pode chegar até a estação rodoferroviária Santa Lucia, vindo de Mestre que á a cidade irmã, passando pela Ponte de Lla  Libertá, construída acima da laguna, e se vier de carro, pode deixa-lo no grande estacionamento da estação.

Se você nunca ouviu falar, é importante saber que Veneza foi construída no meio de uma laguna ,a “Lagoa de Veneza”, e é na verdade um agrupamento de pequenas ilhas.Existem outras ilhas menores, como Murano famosa pelos cristais, e Burano  pelas rendas, que valem muito uma visita. E é rapidinho!

Mas vamos voltar a Veneza, a ilha maior e mais famosa, onde a história, a arquitetura, a música, a religião, podem ser apreciadas em qualquer esquina.
Não vou gastar seu tempo ou olhos, decorrendo sobre a história da cidade, até porque não precisa. Ela encanta pelo todo, pelo clima, e pelo astral, então, vou somente mostrar algumas “roubadas” que você deve evitar em Veneza, para ter somente ótimas recordações.
A ácqua alta, deve chamar sua atenção se você não quer nenhuma limitação para caminhar livremente. Em português significa maré alta, e nada mais é do que uma subida de maré que acontece geralmente em novembro e dezembro, por algumas horas, em alguns dias. E como toda subida de maré, dura algumas horas (perto de 4 horas), e alaga todo o centro histórico.
Claro que não é o fim do mundo, e não impossibilita totalmente o acesso às atrações turísticas, mas pode-se dizer que atrapalha um pouco o deslocamento. Então fique atento.
Os hotéis em Veneza costumam ser muito velhos, e alguns tem um cheiro de mofo característico de áreas alagadas, então, quando for procurar um hotel, preste muita atenção nos comentários dos hóspedes. Além disso, os hotéis costumam ser muito caros, principalmente no centro, se você não puder investir nisso, pode ficar em Mestri, que custa a metade do preço, e chegar a Veneza de trem, atravessando a laguna. A maioria vai pela manhã cedinho e volta tarde da noite, só pra dormir, mas não vou te enganar, não há nada como se hospedar no centro, e ver o amanhecer e o anoitecer em Veneza.
Ainda muito importante, é você escolher um hotel que fique na beira de um canal, porque arrastar sua mala pelas ruazinhas medievais da cidade, não é fácil, não. E os barcos-táxis trafegam até pelos canais pequenos.

O Grande Canal, é a “avenida” principal de Veneza. Nela circulam os “Vaporetti” ( os ônibus), os táxis, os barcos particulares e gôndolas, e você vai passar muitas vezes por ele mas não fique só restrita à ele, porque Veneza tem muito mais a lhe oferecer.

DSC02517

Outro detalhe que você precisa saber na questão preço, é que em Veneza, o cafezinho que você pedir sentado numa deliciosa mesa na praça São Marcos, por exemplo, vai custar muito mais caro do que se você pedir no balcão. Essa é uma regra geral na Europa, mas em Veneza, que é uma cidade cara, ela fica mais evidente. Mas juro, sentar numa das mesas da” Piazza San Marco”, e pedir seja lá o que for, não tem preço! Vale à pena!
Então, essas são as principais “roubadas” em Veneza, convenhamos que são muito poucas para tamanha beleza. Fora isso, e apesar disso, a cidade encanta! Deixe os comentários rabugentos( tipo, a cidade tem cheiro ruim, explora turistas, é muito velha) de lado e se apaixone.

Não deixe de ver a Praça São Marcos, com a Basílica (lindíssima) e o campanário. Visite o palácio dos Doges ( que eram os magistrados de Veneza) com a ponte dos suspiros (onde os prisioneiros passavam à caminho da prisão), a Ponte do Rialto, sobre o Grande Canal, A Basílica de Santa Maria da Saúde, do outro lado do Grande Canal.
Mas o mais importante de tudo é, permita-se. Permita-se perder-se pelo centro, pelas ruelas, ache teatros e igrejas escondidas, tire foto em todas as pontes que desejar, escolha um restaurante pelas suas vitrines,  faça um passeio de gôndola, tome um gelato na praça São Marcos, um expresso bem tirado um qualquer barzinho enfim, curta! Veneza é um deslumbre para os olhos! Você nunca mais vai ver outra cidade parecida e vai levar pra sempre essa linda cidade na memória. Eu a trago no coração.

DSC02647 - Copia

Bye

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s