A inquieta Dublin

Da série Lugares Diferentes: Dublin

IMG_2112

 

Se você nunca pensou em conhecer a Irlanda, não tem ideia do que está perdendo! U2, Colin Farrell, The Corrs, Pierce Brosnan, Sinéad O’Connor, James Joice, Bernard Shaw, Oscar Wilde, Samuel Beckett e Marian Keyes são irlandeses, que tal?  São motivos suficientes para despertar curiosidade? Penso que um país onde nasceram tantas ´pessoas interessantes, merece uma visita. A Irlanda é uma terra diferente, com clima inóspito, mas acolhedora, e povo forte, cheio de personalidade e opinião mas simpático e alegre.
Na verdade, a Irlanda são duas: Irlanda do norte, de maioria protestante, que faz parte do Reino Unido e cuja capital é Belfast, e a República da Irlanda,( ou EIRE) de maioria católica, independente, cuja capital é Dublin e que usa o Euro como moeda.
A primeira, Belfast, é uma linda e agora pacificada cidade, que merece um post, mas hoje vamos conhecer, beber e festejar Dublin!
Dublin é uma cidade de aproximadamente 500 mil hab, alegre e festiva. Existe uma ideia de que a cidade tem um clima difícil, e é verdade, mas não se assuste, apesar do frio e do vento no inverno, não chove tanto como em Londres, e o verão é bem agradável. E para compensar o clima, os irlandeses são calorosos, alegres e receptivos.
É bem verdade que eles bebem pra caramba, mas isso não vai lhe afetar, ao contrário, como dizia meu pai, eles bebem cerveja mas não bebem o juízo.

Falando nisso, aproveito para falar dos pubs que são uma instituição irlandesa. Existem muitos pubs em Dublin, praticamente um ao lado do outro e curiosamente com uma predileção especial por esquinas.  Você vai caminhando pelas ruas do centro e encontrando em cada esquina um ou mais pubs diferentes!

IMG_2199

Entre eles, destaca-se o The Temple Bar, o mais antigo (desde 1840), e emblemático. Tão importante que dá nome ao bairro inteiro :Temple Bar. Este bairro que você pode visitar à pé, foi antigamente uma área desapropriada que acabou sendo invadida e posteriormente devolvida à população. Hoje, é um bairro boêmio, mas totalmente turístico.

 Minha dica: quando visitar Dublin, hospede-se em um hotel perto ou no temple bar ( o bairro), para que possa curtir a noite indo de pub em pub, tomando tantas Guinness quanto aguentar e depois voltar à pé para seu hotel. Esse é o típico programa irlandês. E já que estamos falando em bebidas, não posso deixar de mencionar duas especialmente típicas da Irlanda: A cerveja Guinness, uma das mais famosas no mundo e a mais famosa da Irlanda, preta, encorpada, obtida a partir de cevada torrada, cuja fábrica pode e deve ser visitada. E o whiskey Jameson, também muito famoso, e segundo definição do fabricante “o equilíbrio perfeito de notas picantes, baunilha, nozes e suavidade excepcional”.  Apesar da minha ignorância etílica, devo dizer que as visitas à fábrica e a destilaria, foram muito interessantes, e educativas, imagino então que seja um ótimo programa para os conhecedores.
Mas vamos voltar à cidade. Dublin tem um centro pequeno que você pode conhecer à pé, ou até mesmo com aqueles ônibus de turismo que lá chamam de Hop on e Hop off Bus Tour. Funcionam como em outras cidades, e aconselho começar com eles para um tour “geral” . Depois, você escolhe o que quer visitar e desce e sobe dele como for conveniente.

IMG_2212

Alem das atrações etílicas, posso destacar o Trinity College, também no centro, a universidade foi fundada em 1590, por isso tem uma arquitetura de “cair o queixo”, além de uma deslumbrante biblioteca onde Oscar Wilde estudou! Você pode visitar sozinho de graça, ou pagar uma visita guiada por um senhor vestido à rigor, e ficar conhecendo todos os detalhes da sua rica história.
Existem igrejas lindíssimas no centro de Dublin, e mesmo que não seja muito a sua “praia” conheça pelo menos a St Patrick’s Cathedral,  que é dedicada ao santo padroeiro da Irlanda, San Patrick,  e a Christ Church Cathedral que apesar da visita paga (6,5 EUR), vai encanta-lo com sua arquitetura gótica.

Ainda, antes de perambular sem destino pelas ruas de Dublim( que é o melhor programa), você pode visitar o parlamento, recheado de história, o parque Stephen’s Green e o Castelo de Dublin.  São atrações, que valem à pena, mesmo que você não tenha muito tempo. Já se você tiver mais tempo, pode comprar um passeio para conhecer a Kilmainham Gaol,  uma antiga prisão com uma arquitetura linda que já apareceu em alguns filmes como “A espera de um milagre” e onde foram executados os líderes da revolução de 1916. A visita guiada dura 1 hora, e não fica longe do centro. E se você tiver mais de 3 dias para gastar em Dublim, compre um passeio   para conhecer as Falésias de Moher ( Cliffs of Moher), são incríveis, debruçadas sobre o Atlantico, elas compõem um cenário dramático e ficam a 2 horas de carro.
Se você estiver caminhando pela Sufforlk Street, nas redondezas do Trinity College, provavelmente vai esbarrar com uma estátua de uma linda mulher, em bronze , rodeada de turistas fotografando. Trata-se de Molly Malone, personagem da música “Cockles and Mussels”, que diz a lenda, ter sido uma peixeira que vendia frutos do mar pelas ruas de Dublin, e morreu precocemente vítima de febre, e que até hoje perambula pelas ruas nas madrugadas.

Bom, lendas, bebidas, contos, escritores, tudo conectado faz de Dublin uma festa. Você já pode deduzir que tédio, não é a palavra para a capital da República da Irlanda.
Dublin é intrigante, estimulante, fantástica. Você ficou curioso? Então coloque a cidade nos seus planos. Posso afirmar sem medo que é uma das 5 cidades no mundo em que eu adoraria morar. Visitei-a muito rapidamente e quero voltar com certeza, pois poucas vezes me senti tão leve e feliz numa nova cidade.
Quem sabe ainda nos encontramos em Dublin para tomar uma Guinness gelada!
Bye

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s