La Splendida Costiera Amalfitana

amalfitana

A Costa Amalfitana.

Tá bom que a Costa Amalfitana não é tão diferente assim! Mas vamos combinar que não é um destino muito comum, apesar de ser um sonho para muita gente!

costa_amalfitana_sorrento_capri_positano_amalfi_ravello

costa_amalfitana_sorrento_capri_positano_amalfi_ravello

Então vamos começar pela geografia básica: a Costa Amalfitana é uma pequena região na costa sul da Italia, situada entre Sorrento e Salermo.  Mais especificamente falando, são cerca de 60 Km de puro deslumbramento. Algumas cidades são destaques nessa região, como Amalfi, Ravello, Positano e a ilha de Capri.
Aposto que você já ouviu falar destas cidades, não é? Aposto também, que você já as viu em fotos e achou que é uma sonho distante. Bobagem! A “Costieira Amalfitana”, como dizem os italianos, é viável se você planejar, e melhor ainda é tudo isso que você costuma ver nas revistas e muito mais.
Agora vamos as informações práticas.
Você pode chegar a Costa Amalfitana de várias maneiras, a distância é relativamente curta, (cerca de 250 Km de Roma) mas a mais legal, é de carro.  E o motivo é óbvio: são várias cidades na mesma região, com pequenas distâncias entre elas, mas com uma estradinha muito difícil de ser percorrida por ônibus.
Então, arrisque-se e alugue um carro pequeno em Roma ou você pode ir de Roma à Napoles com transporte público (ônibus, trem ou avião)  e alugar um carro em Napoles (60 Km) para visitar a Costa Amalfitana.

DSC02280

Você ainda precisa saber um detalhe importante: prepare-se para pagar muito por um estacionamento nas cidades. Não há opção. As cidades da Costa, estão “espremidas” entre o Mar Tírreo e as encostas Vulcânicas, então o espaço é pequeno e muito disputado.

DSC02302

Eu já estive algumas vezes na Costa Amalfitana, e cada vez que volto, o encantamento é o mesmo. Você não enjoa nunca daquela região encantadora. Fiquei hospedada em Positano, que achei ótimo, mas você pode ficar também em Amalfi, outra cidade que tem bons recursos. Entre Positano e Amalfi, a estradinha tortuosa e estreita chama-se Costieira, e atravessa várias vilas e pequenas cidades com muitos hotéis em posições estrategicamente deslumbrantes.
Bom, mas voltando a hospedagem, prefiro Positano e Amalfi, porque são cidades “maiores”, com boa infraestrutura, além de lindíssimas, obviamente.

Não acho legal hospedar-se em Ravello, porque é uma cidade um pouco fora da Costa,  na verdade situa-se mais acima, o que pode obriga-lo a percorrer maiores distâncias além de não possuir muita infraestrutura. Tambem desaconselho hospedar-se em Capri, pelo mesmo motivo. A ilha fica completamente fora da Costa e além do mais é caríssima. Mas visitar Ravello e Capri, é indispensável! Nem pense em deixar essa duas jóias de fora!
Positano, é uma das cidades mais lindas que conheci. Muitas casinhas empoleiradas na encosta pedregosa, geralmente com a garagem na “lage”, cortada por uma estreita rua (por isso carro pequeno) usada para tudo pela população. Desde comércio, turismo, abastecimento, deslocamento dos nativos, enfim, tudo e todos circulam pela estradinha. Se por acaso um pequeno caminhão precisa parar para abastecer um restaurante, todo o transito para. E espera!  Claro que nem sempre em silêncio, lembre-se são italianos!

Entre as casas, restaurantes e hotéis você pode ver inúmeras plantações em vários platôs, principalmente dos incrivelmente doces tomatinhos (pomodorinos), e limões sicilianos.

O comércio mais forte e característico, fica no centrinho de Positano, ou seja, na parte mais baixa, quase ao nível do mar. Já os hotéis se estendem por toda a encosta, podendo as vezes ficar muitos degraus abaixo da rua, então cuidado quando for reservar pela internet. Certifique-se onde fica a rua, e qual é a distância entre o hotel e a rua, porque você vai contar os degraus, certamente.
Posso destacar em Positano, mesmo me arriscando, o Ristorante da Costantino, um lugar simples, onde você pode conhecer a verdadeira cozinha amalfitana. O restaurante fica fora da área turística, bem no alto da cidade, e é difícil de achar sozinho, mas você pode pegar um taxi no centro da cidade e chegar lá com conforto. A cidade inteira é uma delícia, com bons restaurantes, e lojas de roupas de linho, mas gostaria de pontuar que no centrinho, bem la embaixo, tem uma loja de velas artesanais, imperdível! Procure por ela, para comprar muitos suvenires bacanas!

Amalfi, tem muitas características parecidas com Positano. Pouco espaço, comércio forte, bons hotéis e restaurantes e…  deliciosa, apenas a localização da cidade não é tão íngreme como Positano. Então você pode achar mais fácil caminhar pela cidade, e é mesmo. Além de mais, Amalfi tem uma Catedral (Duomo) de arquitetura bizantina, imperdível que você não pode deixar de visitar, como também não pode perder a confeitaria Andrea Pansa, que fica logo abaixo da escadaria da catedral à esquerda. Um pecado!

Ravello, fica 8 km acima de Positano e Amalfi, e vale tirar um dia para visita-la. Tem um centrinho histórico bem preservado, com uma igreja gótica linda. E é em Ravello que você poderá tirar aquelas fotos lindas que aparecem nas revistas. Como a cidade fica bem no alto, as fotos da costa são imbatíveis.

Capri é imperdível! Você pode pegar o barco/balsa para Capri, em Positano, Amalfi, Sorrento ou Napoles, pode consultar os horários nos respectivos portos e passar o dia inteiro na ilha!
Tem muita coisa pra ver e fazer em Capri, mas comece pegando o funicular para ver os Jardins do Imperador Augusto. Lá em cima, você poderá ver de um lado a via Krupp, uma estradinha em curvas que leva a uma diminuta praia, e do outro, e os Faraglionis, três picos de rochas saindo do mar quase que rasgando. Belissimos!

Depois dos jardins, permita-se perder-se por Capri. Conheça as ruazinhas , o comércio e a praça central, é tudo lindo. Eu aproveitaria para almoçar, em um restaurante bem descolado e reservaria a tarde para a região do porto logo abaixo.
Reserve um tempo para visitar a Gruta Azul de barco. É clichê? Sim, mas é um lindo clichê, e o mar de Capri é sempre um ótimo programa. Existem vários passeios para a Gruta saíndo do porto, e você pode escolher e contratar o que achar melhor.  Se você quiser visitar Anacapri, que é a cidade irmã de Capri e fica no outro lado da ilha, penso que seria melhor reservar outro dia, para poder curtir com calma, Capri, a irmã mais bela. Mas é possível visitar as duas em um dia, desde que seja mais rapidinho e volte mais tarde da noite.

pompeia 1

Você já deve ter percebido que a Costa Amalfitana, é um programão! E ainda tem Pompéia, a cidade vizinha de Napoles (25Km), que foi arrasada pelo vulcão Vesúvio! Não deixe de visitar! É uma aula de história, interessantíssima e fica no seu caminho.

429_1886

Bom, acho que a Costa amalfitana é destino para 1 semana. Você vai poder ver tudo com calma e curtir cada lugar. A melhor época para visitar é maio/junho e setembro/outubro. Evite visitar a Costa em julho e agosto, porque é alta temporada, e você já sabe: muitos turistas e carros, transito difícil, e preços altos. Também não aconselho ir no inverno, porque muitos restaurantes e hotéis fecham. O melhor mesmo é se programar para ir na “média temporada”, e mesmo nela, evite também chegar na região no domingo! A “Costieira” é programa de domingo para muitos italianos, e fica lotada.
Existem ainda muitos cruzeiros que passam pelo sul da Italia, e aportam em Napoles. Se esse for seu caso, e tiver apenas 1 dia para conhecer a costa, contrate um carro com motorista e escolha somente 1 cidade para conhecer e deixe as outras para a próxima vez.
A Costa Amalfitana é um sonho possível! Encantadora, deslumbrante, incrível! Programe-se conforme seu orçamento ou tempo e garanto que vai querer voltar outras vezes!
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s