Vamos voar?

nebo-oblaka-samolety-transport-27276

Se você é um daqueles afortunados que viaja em classe executiva, que delícia! Aproveite, mas desculpe, esse post não se destina à você. Mas se você como eu, faz parte da galera que voa na “animal class”, também chamada de classe econômica, puxe uma cadeira, amigo leitor, vamos conversar sobre as aventuras e desventuras de voar enlatado.
Eu viajo em classe econômica e obviamente, não por gosto, mas por não poder pagar um assento na classe executiva. Pensando bem, se eu fizesse uma ginástica econômica, até que poderia, mas sempre que penso nisso, lembro de quantas coisas eu poderia fazer com o dinheiro da passagem, ou quantos dias a mais poderia ficar no roteiro, ou até quantas viagens a mais poderia fazer se fosse de econômica, e …..acabo voando de econômica!

Avianca_Airbus_A320-200n

Mas vamos começar pelo básico, para quem nunca fez um voo internacional. Os aviões grandes, que fazem voos internacionais, geralmente dividem seus assentos, em 3 classes: a primeira classe (perfeita, ótima para os privilegiados e muito cara), classe executiva ( muito boa, com bons espaços para as pernas e atendimento diferenciado) e a classe econômica ( para os mortais), apertadíssima, sem espaço para pernas e braços, e assentos com inclinação desumana.

a330-azul
A classe econômica geralmente tem o dobro de assentos que a primeira e executiva juntas, consequentemente, é a mais barata. Generalizando e excetuando-se as promoções, ou “achados aleatórios”, podemos considerar que o preço de um assento na executiva custa perto de 3 X mais que o da econômica. É bastante não é?  E dói no bolso pra valer!
Bom, agora vamos falar em comprar suas passagens e neste caso, vale a máxima “ quem compra antes, compra melhor”. Ou pelo menos tem a chance de achar uma promoção que torne o voo menos caro. Eu costumo comprar com pelo menos 6 meses de antecedência, e direto da companhia aérea. Não gosto de usar sites de passagens com promoções mágicas, porque acho que a chance de dar problemas, é maior. E é importante lembrar, que frequentemente aparecem ofertas ótimas em cima da hora do embarque, tipo 1 semana antes, mas não tenho coragem para deixar para comprar na última hora. Mesmo porque, as empresas aéreas costumam liquidar passagens quando o voo não está lotado, e isso é uma possibilidade, não uma certeza.

7006

Então, logo que decido a data, começo a procurar nos sites das companhias aéreas, sem muitas preferências. Já tive boas e más experiências em diversas companhias mas acho o atendimento da KLM (holandesa) muito bom. Mesmo na classe econômica. Também procuro comprar voos diretos (sem conexão no exterior) sempre que é possível. Penso que a conexão desgasta muito fisicamente e sempre é mais uma possibilidade de perderem sua mala.
Ultimamente, as companhias têm disponibilizado alguns assentos na classe econômica com um pouco mais de espaço para pernas, com nomes variáveis conforme a empresa, (Plus, Confort, Premiun, etc), e você pode compra-los antecipadamente ou na hora do check in, por preços razoáveis. Alem disso, existem os assentos na saída de emergência, que também tem mais espaços parar pernas, mas você só poderá compra-los se tiver menos de 60 anos e nenhuma deficiência física.  Eu costumo comprar esses assentos com mais espaços, nos sites das companhias antecipadamente, pois acho que mereço um pouquinho mais de conforto.
Depois de você comprar sua passagem, tem uma dica legal que ajuda muito: acesse o site www.seatguru.com, que é um site independente, onde você pode achar seu voo de várias maneiras: pelo número do voo, pela companhia aérea, ou até mesmo pelo modelo do avião ( Boing, Airbus, etc). Depois de acha-lo, você pode ver a planta do avião com todos os assentos.  O site disponibiliza inclusive uma classificação em cores para os assentos: verdes são bons, amarelos tem ressalvas e vermelhos, ruins. Assim você pode escolher um assento que achar mais conveniente, ou pelo menos localizar o seu assento e troca-lo se for o caso. Mas atenção, para trocar ou fazer um up grade do seu assento, você precisa escolher no seatguru e voltar ao site da companhia aérea para realizar a troca, ok?
Minha preferência é por assentos no corredor, onde posso levantar sempre que desejar sem incomodar ninguém e em caso de muito pouco espaço para pernas, joga-las nele quando todos estiverem dormindo. Não gosto de ficar em assentos nas janelas, (você não vai ver nada mesmo), e nenhum assento que não tenha acesso fácil ao corredor, ou ainda perto de banheiros, porque é incrível o movimento nos banheiros durante o voo, e aquela luz costuma atrapalhar o seu frágil sono.
Antigamente, quando os voos decolavam mais vazios, eu costumava comprar dois assentos na lateral, um na janela e outro no corredor, deixando um assento vago no meio, na esperança de ninguém compra-lo e assim podermos viajar em duas pessoas em três assentos. As vezes funcionava e era muito bom, e ainda é uma boa ideia, mas hoje em dia os voos decolam tão lotados, que prefiro comprar um confort e não arriscar.
Além disso, ainda costumo levar um agasalho, porque o ar é muito frio, máscara de dormir, uma pequena necessaire com escova de dentes e cabelo, enfim, tudo que for possível para diminuir o desconforto. Lembre-se de levantar pelo menos uma vez durante o voo, e dar uma pequena caminhada para ativar sua circulação de suas pernas. Também tenho um segredinho: tomo remédio para dormir durante o voo, porque ninguém é de ferro, né?

Por último mas também importante, a comida do avião! Meu conselho é: não crie expectativas à respeito de comer bem na classe econômica. Em geral a comida é sem graça (quando não é ruim), e você terá muito pouco espaço para mover os braços. Nos voos noturnos (a maioria), costumam servir uma “ceia”, logo após a decolagem e um café da manhã pouco antes de aterrissar mas eu costumo fazer lanchinhos nos aeroportos antes de embarcar, para me garantir.

delta-airlines-boeing-767-300er

Ufa! Acho que é isso! Espero que não tenha esquecido nada, mas se você tiver alguma dúvida, entre em contato, estou sempre disponível.
O voo é desconfortável mas vale a pena! Pense que são só 9 horas, ou 10, ou 12, enfim, passa logo, se você pensar nos lugares lindos que vai conhecer!
Bon Voyage!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s