Alsácia

Da série Lugares diferentes: Alsacia

mapa Alsacia

 

A região da França, que mais parece a Alemanha, com arquitetura e nomes germânicos, cidades e costumes germânicos, fica na fronteira entre os dois países, e já foi motivo de muitas disputas entre eles.
Para você ter uma ideia, da confusão, a Alsacia pertencia inicialmente à Alemanha, foi conquistada pela França por Luis XIV, depois devolvida à Alemanha. Depois novamente devolvida à França pelo tratado de Versalhes, e ainda tomada pelos nazistas na 2ª guerra mundial.
Atualmente a Alsacia pertence a França, mas obviamente que com toda essa rica história, passou a ser uma região multicultural , onde você pode sentir todas as características dos dois países.
Achei importante resumir a história da Alsacia, para que você possa entender melhor essa região linda, produtora de vinhos brancos deliciosos. Curioso também saber que durante a 2ªguerra, os produtores locais fizeram de tudo para esconder seus vinhos da sede nazista, chegando a construir falsas paredes em suas caves, que podem ser vistas até hoje se você quiser saborear um pouco de história.
A Alsacia , como já disse, é uma pequena região produtora de vinhos, com muitas cidadezinhas encantadoras chamadas de comuna, e duas maiores: Colmar e Estrasburgo, a capital.

ALSACE 68 EGUISHEIM

Estive ha muitos anos atrás, na Alsacia, e me encantei com Eguisheim, uma pequena comuna francesa com cerca de 1500 habitantes, toda construída em círculos. A cidade parece uma espiral com uma lindíssima igreja no centro. As casinhas em arquitetura germânica, se encostam umas nas outras tentando um equilíbrio que certamente era difícil na época em que foram construídas.

Eguisheim-15

O curioso foi ver armações de ferro arredondadas enormes nos telhados quase verticais em várias delas, ficar intrigada tentando descobrir o que seria, até ver o sobrevoo de um ave enorme, logo acima de nossas cabeças, e identificar uma cegonha! Existem muitas cegonhas nas cidades da Alsacia, e como elas não tem competência para construir um ninho tão grande, os habitantes colaboram com a estrutura. Você pode comprar vários suvenires com cegonhas, nas lojinhas da cidade.

Tambem merece mencionar Kaysersberg, pela linda arquitetura, e maravilhosos Strudells, além de Obermorchwihr, Herrlisheim,  e Marbach. Todas encantadoras.
Penso que Colmar, a terceira maior cidade da região, com cerca de 70 mil habitantes, seja a escolha perfeita para se hospedar e visitar a Alsacia. A cidade, conta com infraestrutura muito boa para turistas, com bons hotéis e restaurantes, além de ser lindíssima. Possui uma arquitetura típica alemã, cortada por muitos canais, chamada de Petit Venice( pequena Veneza) porque lembra mesmo a cidade italiana.

Mesmo eu não sendo entendida em vinhos, adorei os da Alsacia. Porque gosto muito de vinhos brancos gelados e a região produz ótimos brancos, com uvas Riesling, Gewurztraminer, Muscat e Pinot . Aproveite para comprar direto dos produtores.
A capital da região, é Strasburg, uma linda cidade que merece um post à parte, mas não é propriamente um lugar diferente que possa ser considerado nessa série.

Você pode conhecer a Alsacia tranquilamente em 1 semana. Vai precisar de carro, pois as pequenas cidades não são muito bem servidas de transporte público. Também precisa levar em consideração o clima, porque faz muito frio lá no inverno (de novembro à março), e apesar das “comunas” ficarem lindas cobertas de neve, não é fácil circular nas ruas e um pouco desconfortável para nós turistas tropicais.
Alugue um carro numa cidade grande e se aventure, tenho certeza que você não vai mais esquecer a Alsacia, como eu!
Bye

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s