Rothenburg e Bamberg

Da Série Lugares Diferentes: Pequenas cidades da Alemanha.

IMG_7969

Não tinha mais como adiar falar sobre um país europeu que tanto admiro e para o qual já voltei diversas vezes, a Alemanha! Amo a Alemanha, porque é um país quase perfeito. Tudo funciona como sonhamos, estradas bem cuidadas, recursos modernos disponíveis nas menores cidades, governo sério e o mais importante, pessoas educadas
.Como já mencionei, estive na Alemanha muitas vezes, não só pra visitar alguma região, mas também porque gosto muito do aeroporto de Frankfurt. Acho-o bem sinalizado, moderno e num tamanho fácil de “me achar”. Além de ter uma localização central na Europa o que facilita muito nos roteiros.
A Alemanha é um país com regiões bem definidas e diferentes entre si, mas cada uma delas tem seu encanto. A região norte por exemplo, é mais séria, sofreu muito com a 2ª guerra e se recuperou com a força que tem. Talvez força, seja a palavra que a defina, em todos os sentidos. É a região mais produtora, e isso na Alemanha, quer dizer muito trabalho. Mas não pense que não é linda, basta ver imagens de Hamburgo e Bremen, para dar água na boca.
O leste tem Dresden, que por si só já é motivo de sobra para uma visita e entre as duas regiões, tem Berlim! Imperdível! No oeste aparecem Düsseldorf ,Colonia, Dortmund entre tantas outras. Lindas! Todas elas!
O sul, chamado de Baviera, é a região mais turística da Alemanha. A mais luminosa, acolhedora, e com o clima mais ameno. É lá que você vai conhecer as cidades mais famosas, como Munique, Nüremberg, Füssen e…. o castelo da Cinderela ( o original). Se você nunca esteve na Alemanha, é por essa região que você deve começar. É lá que você vai conhecer tudo que costuma ver em fotos, e que sonha encontrar.
Então, agora na série Lugares Diferentes, vamos falar de duas pequenas cidades dessa região:

Rothenburg ob der Tauber, ou só Rothenburg. É a cidade cênica da Baviera. E quando falo cênica, você já sabe que pode esperar um lugar espetacular, onde suas fotos vão ficar lindas, e onde tudo parece feito sob medida para encantar. É uma pequena cidade da idade média, inteirinha amuralhada, com catedrais góticas, e tradições preservadas. Além disso tudo, ainda tem um comércio de Natal, permanente ( o ano todo) que costuma desnortear pessoas como eu, que adoram enfeites de Natal. Cuide do seu bolso!

rothenburg-ob-der-tauber-alemanha

Rothemnburg fica no começo da Rota Romântica, um caminho conhecido na Baviera, que começa na cidade de Würzburg, passa por pequenas cidades como Dinkelsbühl, Nördlingen, entre outras e vai até Füssen, já quase na fronteira da Austria. Nos arredores de Füssen você pode conhecer o Castelo da Cinderela, que na verdade chama-se Neuschwanstein, e que foi a inspiração para Walt Disney criar o castelo famoso. Ele está lá, de verdade, você pode visita-lo   com guia, e conhecer a história do Rei  Ludovico, que levou anos para construí-lo e morreu logo depois ainda jovem.
A Rota Romântica é passeio para uma semana. As cidades que fazem parte da rota são lindas, e em algumas você vai gastar mais de uma noite. Visite com calma e aprecie a arquitetura, a comida, e a história da região.

IMG_7982

Bamberg, a segunda pequena cidade em destaque, é pertinho de Frankfurt, e é incrível! Conheci Bamberg num programa de turismo na TV, e logo me apaixonei! Assim que pude, planejei aterrissar em Frankfurt para conhecê-la.  E era mais linda do que eu tinha visto na TV. Bamberg é pequena e acolhedora! Moderna como toda cidade germânica, limpa e lotada de jovens simpáticos. A cerveja local é ótima, os cafés e as tortas também. A catedral de Bamberg domina a paisagem e combina vários estilos, e foi dentro dela que assisti à uma cena inesperada, que me fez admirar mais ainda o país: um grupo grande de crianças, de cerca de 6 anos ( provavelmente pré-escola) todas com coletes de segurança entrou, conduzidas nave à dentro por somente duas professoras. As professoras mostraram toda a catedral para as crianças, e se detiveram ao redor do túmulo de um monarca, (HenriqueII), contando sua história.  Ali permaneceram por muito tempo, e as crianças escutaram com muita atenção e interesse. Não havia bagunça, ou barulho e foi neste momento que pensei que talvez seja assim que se constrói uma população educada, levando crianças à conhecer história, e incentivando seu interesse.

IMG_7835

Bamberg merece pelo menos dois dias inteiros, é barata e acessível, e se eu lhe dissesse que não tem nada demais, seria verdade mas muito injusto, porque é a cidade da Alemanha que mais me encantou, até agora!

Como você pode notar, tem muito mais para ver na Alemanha, e com certeza tenho muito mais pra contar desse país perfeito. Tá bom, quase perfeito, porque o clima não é nada fácil e costuma faltar um pouco de calor humano. Mas ainda temos Alemaha para muitos posts.
Bye!

 

5 comentários sobre “Rothenburg e Bamberg

  1. Ana Carolina

    Olá! Sou amiga da Cynthia e ela sempre fala com bastante empolgação de suas viagens! Adorei teu post e as fotos, gostaria de ver Berlin já que “estamos” viajando pela Alemanha!!! Gostaria também de saber o que predomina na gastronomia regional, ou local (se possível). Grande abraço!

    Curtir

    1. Olá Ana! E bem vinda novamente! Berlin será sim assunto para um post, fique atenta! E sobre a gastronomia q vc gostaria de saber, posso falar da Alemanha em geral, já q vc não especificou. Eu gosto muito da comida alemã, apesar de não ser digamos, muito “Criativa”, ao contrário, prima pela tradição, ela é deliciosa! Durante o ano todo, vc encontra os famosos embutidos. As salsichas principalmente são imperdíveis. As tortas não são muito doces, o q me agrada muito. Os Strudells, quentes para comer com creme, Tbem são encontrados em todas as regiões. Mas a mim, o q encanta muito e a “Spargelsaison”, a estação dos aspargos brancos, q ocorre de abril a junho! Nessa época, vc encontra aspargos, em todos os restaurantes, servidos de diversas maneiras, todas deliciosas. Ok? Bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s