Piódão

Da série Lugares Diferentes:  Piódão!

DSC03450

Assim, sem adjetivo algum, vocês não sabem nem à que estou me refiro, não é? Normal. Então vou lhes falar sobre uma linda aldeia no interior de Portugal, situada perto da Serra da Estrela, que entrou na minha vida por brincadeira- totalmente sem planejamento- e que foi, por muito tempo, motivo de risadas em família.  Piódão não é engraçada, não se engane, mas a aventura que me levou até lá, sim, é curiosa.
Estávamos meu marido, eu e mais dois amigos, passeando por Portugal, quando depois de visitar Fátima (uma cidade emocionante), resolvemos nos aventurar pelo interior em busca da Serra da Estrela. Queríamos muito comprar o famoso queijo de ovelha produzido lá e partimos em busca dele.

Depois de rodar alguns quilômetros, vimos uma placa mostrando a direção de Piódão- que já havia me despertado interesse no guia- e na hora decidi: entra aqui, quero conhecer Piódão! Rodamos muito, aproximadamente 2 horas de carro pelas estradinhas da Serra do Açor. Subimos muito, até acharmos que não teria mais nada para subir e quando começamos a descer uma colina, lá embaixo no vale, estava Piódão!  Meus amigos até hoje fazem piada com minha ideia, mas a aldeia que encontramos ficou para sempre guardada na nossa memória! Tanto que hoje resolvi falar a vocês sobre minha descoberta.

Então, situada em um vale na serra do Açor, Piódão é uma aldeia quase medieval com aproximadamente 200 habitantes, toda construída em ardósia e xisto escuros. Todas as casas, calçadas e até telhados, feitos em ardósia. Incrível! Só isso já é motivo suficiente para você conhecê-la. É diferente, muito diferente. Bonita, peculiar e cênica! No século passado, era a principal da rota comercial entre Coimbra e Covilhã, mas isso não significa nada pra você, o que é importante é que ao percorrer suas ruazinhas, você se sente na Portugal antiga, tipo “As pupilas do Sr Reitor”!

Além disso, na descida do vale, já em Piódão, há um hotel 4 estrelas (juro) que serve um bacalhau extraordinário e você pode degusta-lo apreciando a aldeia cênica. Esse é um passeio para um dia inteiro, porque demora para chegar e sair, mas se você estiver por perto, como Fatima ou Coimbra, vale a pena a esticada! E apesar das piadas, as estradinhas da serra são lindas e bem conservadas, tornando a viagem, um agradável passeio.
Mas atenção para o pré-requisito: você precisa de um carro com GPS. Não há outra maneira de se aventurar pelas serras de Portugal.
Agora você pode entender quando digo que Piódão pode sim, ser um ótimo programa.  Experimente, e traga um queijo da serra da estrela!
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s