Croácia

 

Da série Lugares Diferentes:   Croácia!

IMG_8767

A Croácia já é um país diferente pelo idioma absurdamente difícil, imagine então, um país pequeno, com um litoral incrível e pessoas simpáticas e receptivas! Irresistível!
Linda e completa, alugue um carro e perca-se na Croácia!
São muitas as cidades da Croácia que merecem uma visita, principalmente as joias do Mar Adriático: Dubrovnick no extremo sul e Split, um pouco mais acima. Essas duas diferentes cidades, já fazem parte da maioria dos roteiros turísticos, principalmente dos cruzeiros. São lindas, as duas. E mesmo lotadas de turistas, valem a visita em qualquer época do ano.
Mas como estamos na série lugares diferentes, gostaria de apresentar-lhes a Ístria! Uma região no litoral da Croácia, margeada pelo mar Adriático que é na verdade uma península em forma de coração e fica logo ao sul de Trieste, na Itália.
A Ístria azul, como é conhecida, transborda de turistas no verão, então, prefira a primavera ou o outono para conhecê-la. Nela você vai se encantar com cidades como Pula e Rovinj, por exemplo.

IMG_8803

Rovinj é a grande estrela do litoral da Ístria. Pequena, com apenas 14 400 habitantes, pode ficar lotada de turistas no verão, mas ela permanece como um dos últimos portos pesqueiros do Mediterrâneo. Os pescadores levam seus produtos ao porto toda manhã, seguidos de uma revoada de gaivotas barulhentas, fazendo da feira livre, uma tentação.  A igreja de Santa Eufêmia, eleva-se em uma colina, cujos acessos de ladeiras de pedras devem ser percorridos com tempo e cuidado. Caminhe pelas ladeiras sem pressa, fotografando cada pedacinho encantador, e depois com o apetite aberto, desça à região do porto para uma refeição com frutos do mar fresquíssimos.

img_8665

A próxima parada é minha preferida na Croácia: Opatija! Uma paixão inesquecível!  Opatija fica pertinho de Rovinj, (80Km), e é um destino que merece mais tempo.  Uma localização de tirar o fôlego, e clima agradável o ano todo, fizeram de Opatija o mais exclusivo balneário da elite vienense nos tempos do Império Austro-Húngaro. As mansões palacianas dos ricos desde então, foram reformadas e convertidas em hotéis de luxo atraindo turistas especialmente interessados em qualidade de vida!

img_8722

Opatija não tem muitas atrações especiais, e nem precisa! O astral é ótimo e o visual maravilhoso! Você chega, escolhe um dos ótimos hotéis, e não tem mais vontade de ir embora! Foi assim comigo, amor à primeira vista. Mas se você for do tipo inquieto, que não consegue relaxar facilmente, pode ir até Volosko, uma vila de pescadores vizinha, que se se tornou uma meca gastronômica graças aos frutos do mar frescos que servem nos restaurantes estrelados!
Então, se você como eu, ama a boa vida e a boa comida, e ainda se apaixona facilmente por pequenas cidades encantadoras, faça um “esforço” e conheça Opatija!  E mesmo que não sinta mais vontade de voltar, volte! Ainda tenho muitos lugares diferentes para te apresentar!
Bye!

Um comentário sobre “Croácia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s