Normandia

Da Série Lugares Diferentes:  A Normandia.

normandia

A costa norte da França, entrou na minha vida pelo interesse que meu marido tem sobre a 2ª guerra mundial. É uma região carregada de história, museus, cidades pitorescas, e um povo forte. O mar “lava” as praias de uma maneira violenta com suas marés, que chegam a variar facilmente 10 metros, desenhando cenários curiosos de portos com seus barquinhos totalmente adernados no seco, esperando a água voltar.

O fenômeno é tão curioso, que na região logo abaixo da Normandia, a Brethanha, o Monte Saint Michel, uma das maiores atrações da França, se  transforma em ilha a cada subida de maré, voltando a ser uma planície, quando a água baixa.
Contudo, as marés da Normandia são apenas um detalhe que não passa despercebido à olhares atentos mas há muito mais segredos para desvendar.

Se você como eu, gosta de história, principalmente da 2ª guerra, vai se chocar com a real dimensão do que ocorreu lá.  Vai reconhecer cada cidadezinha que aparece nos filmes, visitar os cemitérios militares e ter uma noção da quantidade de vidas ceifadas, além de reconhecer a genialidade da estratégia dos aliados, com áudios e vídeos e até visitar as casamatas alemãs, ou o que sobrou delas.
Existem muitos cemitérios na região, mas se você quiser escolher apenas um, visite o americano. É lindo! Um lugar de paz e respeito, com tudo arrumado e bem cuidado. Não por acaso, o cemitério é considerado território americano. E entre as muitas homenagens que vi lá, me comoveu ver numa caixa de vidro, um rifle enterrado com o capacete sobre ele, e uma voz, recitando os nomes de todos os soldados mortos, ininterruptamente. De arrepiar!

_mg_1303

Entre os numerosos museus da região, você não pode deixar de visitar o Museu do Desembarque em Arromanches.  Não é muito grande, mas mostra tudo que você precisa saber para entender como foi o desembarque dos aliados. Desde a ousada ideia de construir um porto flutuante para desembarcar tanques, até o avanço progressivo e tomada das cidades.

_MG_1330

Existem muitas cidades na costa da Normandia, como Le Havre-o  maior porto da costa- Arromanches-les-Bains, Courseulles-sur-Mer, Bayeux, Caen e especialmente Honfleur,  com  a mais linda e típica arquitetura normanda. As praias, por sua vez, ganharam o nome dos navios americanos que participaram do desembarque, como Omaha, Juno Utah, entre outras

_mg_1357

Você pode ficar em qualquer cidade, e visitar toda a região como escolher: trem, carro, ônibus ou até mesmo um táxi contratado. Aconselho ficar em uma cidade pequena, num hotelzinho típico. Eu costumo usar o www.booking.com.br  e sempre funcionou perfeitamente.

Além de tudo isso, ainda tem a deliciosa culinária normanda, recheada de frutos do mar fresquíssimos, queijo camembert, regados a calvados(aguardente de maçã) e sidra.
Para completar a refeição, prove uma deliciosa éclair (bomba) de chocolate! A culinária normanda é uma inesperada surpresa!  Ficou com água na boca? Então coloque a Normandia no seu roteiro! Tenho certeza que você vai adorar!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s