Da série Lugares Diferentes : Eslovênia
Já passou da hora de você colocar a Eslovênia no seu roteiro, porque é um pequeno país –pouco mais de 20.000 km²- e tem tudo; praias, picos nevados, vinhedos, cavernas, igrejas góticas, palácios barrocos e lagos lindíssimos! Civilizada, moderna e acessível Uma pequena joia.Vou tentar destacar algumas atrações que visitei e considero imperdíveis.
O litoral mesmo pequeno (apenas 47 km), não pode ser ignorado, pois tem segredos imperdíveis como Piran. Situada na ponta de uma península, Piran é a preferida dos eslovenos. Cidade encantadora, onde a entrada de carros é controlada e você vai precisar pagar pedágio, ou deixar o carro ( se for ocaso), num estacionamento fora da cidade. Possui um dos centros antigos mais bem preservados do Mar Adriático, banhada por um mar azul, e com uma marina repleta de iates e veleiros, Piran, é de tirar o fôlego como você pode conferir na foto.
Depois de conhecer Piran, (não precisa muito tempo), você poderá à caminho da capital Liubliana, visitar as cavernas de Skocjan e o castelo de Predjama. São atrações muito interessantes, com ótima infra estrutura e ficam pertinho uma da outra, sendo as cavernas Patrimônio da Humanidade. Aproveite para passar o dia lá. As cavernas fazem parte de um complexo turísticos com bons restaurantes e lojas.
Liubliana, é uma cidade pequena (perto de 290.000 hab), encantadora e cheia de atrações. Tem castelo, tem centro histórico, tem comércio forte, tem feirinha e tem um canal que atravessa o centro onde você pode passear de barco, rodeado de bares e restaurantes que” bombam” ao anoitecer. A Capital da Eslovênia é moderna e antenada, provavelmente porque concentra muitos jovens que frequentam suas faculdades – visite a biblioteca nacional- e estão o tempo todo nas ruas com wi-fi grátis.
Depois da capital, antes de deixar a Eslovênia, visite o Lago Bled, é pertinho e a cara do país! Com sua agua verde- esmeralda, uma linda igrejinha na ilhota central, um castelo medieval encravado em um penhasco, e rodeado pelos alpes Julianos, o lago mais parece um cenário de contos de fada! E não esqueça de provar a torta Bled, você não vai mais esquecer! O lago é um balneário muito popular entre turistas europeus, principalmente casais em lua de mel.
Como você pode imaginar, o idioma, é de enlouquecer os pobres brasileiros. As palavras são impronunciáveis, com uma quantidade enorme de consoantes e acentos de cabeça para baixo, mas fique tranquilo, o inglês quebra o galho e a população tem uma enorme boa vontade para ajudar.Além destas atrações que citei, a Eslovênia possui ainda, os alpes Julianos e o vale do rio Soca , ótimos para esportes radicais, para quem é “do ramo” e você vai precisar de 10 dias para conhece-la com calma e deliciar-se. Experimente a Eslovênia, vai se surpreender!
Bye!
Show. Além de estar bem escrito, Tem muitos detalhes que deixam o texto interessante. E as fotos ilustraram muito bem o que foi escrito. Mais uma vez Show.
CurtirCurtido por 1 pessoa