Vou viajar, Excursão ou por conta própria?

 

Essa é a dúvida mais frequente entre os viajantes estreantes, então achei que  podia ser um bom assunto para o primeiro post do “Mala com Alça”. Não existe jeito melhor ou pior para viajar, tudo vai depender do seu estilo, das suas expectativas e principalmente do seu bolso, então posso listar aqui as vantagens e desvantagens das duas opções e você vai avaliar e decidir o que se encaixa melhor na sua viagem.
Viajar sozinho – ou com companhia – por conta própria, é uma aventura! Você escolhe seu destino, seus hotéis, visita o que quiser e escolhe seu ritmo. Pode programar-se a cada dia e está livre para mudar tudo se achar melhor. Mas não é fácil! Você vai precisar, pelo menos, se virar no inglês básico. Também vai precisar  pesquisar e planejar bastante sobre lugares, meios de locomoção, hotéis e vôos.
Além do mais, você vai precisar de uma boa dose de coragem para enfrentar o desconhecido e a sensação de estar sozinho nesse mundão, e desapego, pois nem tudo vai sair como você planejou. E, talvez o mais importante, você vai precisar lidar com surpresas.Mas, preciso dizer que a sensação de liberdade numa viagem solo, é indescritível!
Por outro lado, viajar em excursão, é muito confortável. O roteiro já está pronto e bem escolhido. Geralmente a agência/operadora reserva hotéis, aéreos, passeios, entradas e até restaurantes. Ela contrata guias e ônibus para locomoção entre cidades e/ou atrações. Alem disso, você terá sempre apoio, alguém para carregar suas malas e resolver qualquer problema que possa surgir. .A expressão que melhor define este tipo de viagem é confortável e seguro.
Mas não é exatamente uma aventura e você não tem  liberdade. Sempre tem hora  pra acordar porque há um roteiro à seguir, os lugares à visitar já estão listados, os restaurantes escolhidos, e você  vai ver muitas cidadezinhas lindas passarem pela  janela do ônibus. De uma certa maneira, sua viagem fica um pouco engessada.
Quanto ao preço, depende. Você pode escolher uma excursão econômica, com hotéis de categoria turística e vôos de muitas escalas, e economizar bastante. Também pode escolher uma excursão mais diferenciada, com hotéis de primeira,guias bilíngues e outras mordomias. E assim, gastar muito.
Se escolher viajar por conta própria, o gasto vai depender de suas escolhas. Pode escolher hotéis econômicos e deixar pra investir em outros itens mais importantes pra você. Ou você pode selecionar bons hotéis e restaurantes, independente do custo.Você  pode se deslocar de transporte público, que sempre é mais barato, ou pode  investir no aluguel de um carro, e gastar mais. .Em resumo, o custo da sua viagem vai depender de suas escolhas e não da forma como você viaja.
Eu, particularmente, gosto de viajar por minha própria conta e risco. Gosto da aventura, mesmo não sendo uma aventureira inconsequente, e viajo sempre com meu marido que é um super companheiro de viagem.Adoro pesquisar, planejar e cair no “mundão”.
Gosto também de fazer cruzeiros, mas isso é assunto para outro post.

Bye.

Um comentário sobre “Vou viajar, Excursão ou por conta própria?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s